Emei do Vista Alegre ensina alunos e familiares sobre dengue

31/10/2002

Preocupada com a dengue, a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Helena Novaes Rodrigues, no bairro Vista Alegre, na região Sudoeste de Campinas, incluiu no seu currículo aulas sobre a doença.

Profissionais que atuam no Distrito de Saúde Sudoeste e no Centro de Saúde Vista Alegre ensinam as crianças que freqüentam a escola e a comunidade local sobre como se prevenir e combater o mosquito transmissor do vírus da dengue. A região Sudoeste registrou, este ano, 149 casos da doença.

Nestes dias 30 e 31 de outubro, foi a vez dos pais virarem alunos. Eles assistiram aulas que abordam técnicas de prevenção e combate à dengue. Na próxima etapa, os professores é que vão sentar nas carteiras. A idéia é que eles tenham subsídios sobre a realidade da doença em Campinas e, assim, possam conscientizar os alunos para que eles divulguem nas suas casas e na comunidade os meios de prevenir o mosquito.

Os professores também serão preparados para as atividades da semana de 18 a 22 de novembro, quando todo município estará sendo aquecido para o Dia D de Combate à Dengue em todo Brasil, que será em 23 de novembro.

Dentre as várias atividades programadas para a semana que antecede a data, a Emei Helena Novaes programou montar o Cantinho de prevenção à dengue e promover várias ações com os alunos como confecção de cartazes e redações sobre o tema. A escola ainda vai distribuir uma cartilha elaborada e cedida pela Fundação Educar, da D´Paschoal.

Cemitério sem mosquito – Nos Cemitérios da Saudade e Santo Antônio, na região Sul de Campinas, profissionais do Centro de Saúde Santa Odila, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Visa Sul (Vigilância em Saúde) vão orientar visitantes sobre a dengue nesta sexta-feira, 1 de novembro, véspera do Dia de Finados, quando os dois locais recebem um grande número de pessoas. A região Sul de Campinas tem registrados, neste ano, 804 casos de dengue.

Os visitantes vão ser esclarecidos sobre a gravidade da doença e serão informados sobre a maneira adequada de dispor flores nas sepulturas para evitar que os vasos se tornem criadouros do mosquito da dengue.

Desde 2001, a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo nos cemitérios de Campinas a operação Cemitério sem mosquito. As equipes já perfuraram 120 mil vasos somente nos Cemitérios da Saudade e Santo Antônio. Porém, mesmo assim, as pessoas improvisam para que as flores colocadas sobre os túmulos fiquem mergulhadas na água. Desta forma, o improviso se transforma em criadouro.

Por este motivo, a Secretaria de Saúde promove a ação educativa nesta sexta-feira, 1 de novembro. Após o Dia de Finados, profissionais do Centro de Saúde Santa Odila, do CCZ e da Visa Sul (Vigilância em Saúde) se juntam aos funcionários da Setec (Serviços Técnicos Gerais) e ao pessoal da Apae (Associação dos pais e amigos dos excepcionais) para fazer vistoria nos cemitérios e eliminar possíveis focos do mosquito.

Volta ao índice de notícias