Prefeitura promove evento sobre importância do idoso

21/10/2003

Denize Assis e Liliana Samara Dias

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, 22 de outubro, um dia de discussão com a comunidade da região Leste da cidade para abordar o tema a importância do idoso na comunidade.

O evento marca o segundo encontro do Centro de Convivência Itinerante e ocorre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 no Centro de Vivência do Idoso (CVI), na Lagoa do Taquaral. A ação é direcionada aos grupos da terceira idade, a alunos e professores de escolas da região e a comunidade em geral. Não é necessário se inscrever antes para participar.

O Centro de Convivência Itinerante é um grupo de discussão de assuntos de interesse da comunidade e faz parte da ação intersetorial dos Centros de Saúde Taquaral e Costa e Silva em parceria com a Secretaria de Cultura Esportes e Turismo. O grupo conta com apoio da Secretaria de Educação, Sanasa, Instituições Filantrópicas, igrejas, creches e outros equipamentos sociais instalados na área dos Centros de Saúde (CSs) Taquaral e Costa e Silva.

Segundo Jussara Aparecida Dias Pires, agente comunitário de saúde do CS Taquaral, o tema desta edição foi escolhido em função do mês do idoso. A idéia, segundo ela, é promover a interação das gerações e mostrar para a comunidade a importância dos cidadãos da terceira idade. "Queremos debater e desenvolver ações que garantam a qualidade de vida do idoso", disse a agente de saúde.

A programação tem o Palhaço Espaguete como mestre de cerimônia e as atividades serão divididas em dois períodos. De manhã, a abertura terá uma palestra rápida sobre direitos do idoso.

Na seqüência, haverá caminhada, teatro de fantoches com integrantes do Abrigo Renascer, além de dança da amizade com crianças da creche Cláudio Novaes. Também haverá dança, depoimentos e oficina de percussão.

Após intervalo de 1 hora, os trabalhos reiniciam às 13h30 com o festival de talentos e com apresentação do grupo de dança do CVI. Após acontece apresentação de poesia dos alunos da Escola Estadual Adivaldo Oliveira Coelho e do coral da escola Carlos Araújo Pimentel. Alunos da escola Adalberto Nascimento apresentam número de dança do ventre e a turma da Igreja do Nazareno mais poesias. Para encerrar o dia, a escola Estrela D´Alva vai fazer os idosos caírem no samba.