Unidades de Saúde promovem ações na Semana dos Bons Dentes

22/10/2004

Talita El Kadri

Centros de Saúde (CS) e Módulos de Saúde da Família promovem de 25 a 29 de outubro a Semana dos Bons Dentes com o objetivo de motivar cuidados com a higiene bucal, estimular o auto-exame de boca e complementar o trabalho de prevenção dos serviços de saúde. Entre as ações a serem desenvolvidas estão apresentação de vídeos educativos, peças de teatro, exposição de trabalhos realizados em escolas, palestras, escovação, aplicação tópica de flúor e oferta de exame clínico para diagnóstico de alteração nos tecidos bucais.

De acordo com o coordenador da Saúde Bucal de Campinas, Isamu Murakami, as atividades educativas orientam a população visando, principalmente, a prevenção de doenças bucais, como cáries, problemas de gengiva como gengivite e tártaros e até periodontose – destruição do osso que sustenta o dente.

"O estímulo à higiene bucal começa com a gestante em relação a cuidados com o bebê, passando pelas mães de crianças em idade pré-escolar – até cinco anos - sobre controle de dietas devido ao consumo de açucar, ingestão controlada de flúor, já que o excesso da substância pode causar fluorose, e o trabalho segue com adolescentes, jovens, adultos e idosos", afirma Isamu.

CS Vila Ipê. Na região Sul da cidade, o CS Vila Ipê vai promover educação em saúde bucal por meio de um projeto, em parceria com a Secretaria de Educação, em que um grupo de adolescentes vai ficar em frente ao CS durante toda a semana com uma mesa clínica para orientar a população sobre o tema, utilizando, também, cartazes e um mural de fotos.

Segundo a técnica em higiene dental do CS, Celina Pereira dos Santos Lopes, o grupo de 15 alunos, de 12 a 18 anos, da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus (EEPSG) Procópio Ferreira, na Vila Ipê, foi capacitado em cinco encontros nos meses de setembro e outubro para abordar os usuários e informar, estimular o auto-cuidado e indicar procedimentos para promover a saúde bucal.

"Com macro-modelos de dentaduras, os multiplicadores orientam e demonstram a maneira correta de fazer a higiene bucal e ainda, de forma engraçada, mostram para as pessoas dentes doentes e ressaltam a importância de manter a saúde bucal", diz. Celina informa que durante toda a ação haverá música para descontrair o ambiente, atrair e aproximar a população.

CS Costa e Siva. Vídeos e estórias de motivação para orientação em saúde bucal destinados a crianças até nove anos acontecem no próprio Centro de Saúde Costa e Silva, Região Leste, na quinta-feira, dia 28, às 9h. A unidade promove, ainda, durante toda a semana, outras atividades em Escolas e Creches da área de abrangência do CS.

De acordo com Damares Lustosa de Oliveira Julietti, técnica de higiene dental do CS, profissionais de saúde bucal vão iniciar tratamento restaurador atraumático (TRA), ou seja, limpeza e restauração dos dentes de 60 alunos de primeira a quarta séries da Escola Estadual Carlos Araújo Pimentel. As ações, que complementam o trabalho realizado com a escola, como apresentação de vídeos sobre o tema, acontecem nos dias 25 e 26 às 8h e no dia 27 às 13h.

As crianças de até seis anos, da creche Santa Genebra, recebem o teatro "Festa da boquinha sorridente" que orienta sobre a higienização bucal no dia 25. A equipe do CS orienta sobre danos à saúde do adolescente quanto ao uso de piercing na língua, também por meio de teatro, na Escola Adalberto Prado e Silva, no dia 25, às 13h, e no dia 27, às 9h30.

Para o público da terceira idade, a programação é uma palestra sobre a prevenção do câncer bucal, com apresentação de slides, na quarta-feira, dia 27, às 9h, na própria unidade. Para fechar a semana de ações, a equipe de saúde bucal do CS vai ao Centro Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente (CMPCA), às 8h, na sexta-feira, dia 29, para fazer escovação e aplicação tópica de flúor nos usuários e exibir o filme educativo "Seu sorriso só depende de você".

Módulo Boa Esperança. No módulo Boa Esperança, na área do CS Conceição, também Região Leste de Campinas, haverá entrega de kits de escova e creme dental para todos os pacientes atendidos na unidade, distribuição de "máscaras do dentinho feliz" para as crianças e exposição de cartazes abordando a qualidade de vida por meio da saúde bucal.

Segundo a auxiliar de consultório dentário, Maura Canhameiro, o CS vai apresentar um vídeo para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Noemia Asbar, para ensinar sobre as boas maneiras de cuidar dos dentes e boca. E ainda, para finalizar a semana de atividades, vai promover na sexta-feira, dia 29, às 9h, uma palestra sobre o tema na sala de espera da unidade.