Equipes do Paidéia são preparadas para aconselhamento de exames HIV

25/10/2004

Talita El Kadri

O Distrito de Saúde Norte, com apoio do Centro de Referência (CR) em DST/AIDS de Campinas, encerra nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, a capacitação da quarta equipe do Paidéia em aconselhamento pré e pós testagem com exame para HIV. O treinamento, promovido em dois encontros, conta com recursos do Ministério da Saúde para o Programa Municipal de Descentralização das Ações de DST/AIDS e acontece das 8h às 17h, no Serviço Social do Comércio (Sesc) do Bonfim, que fica na rua Rua Dom José I, 270.

O objetivo é que todas as 26 equipes de saúde da família do Distrito Norte estejam capacitadas para desenvolver o aconselhamento até o final de 2004 e também para que possam abordar, com mais preparo, questões ligadas à sexualidade. De acordo com a enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (COAS/CTA), Maria Alice Satto, a sensibilização para aconselhamento é feita por meio de dinâmicas de grupo, simulações, discussões de casos hipotéticos e exposição de teoria.

"Ao ser capacitado, o profissional vai poder receber a pessoa que quer fazer o teste, conversar sobre o assunto dando informações gerais sobre o vírus HIV, prepará-la para receber o resultado, seja positivo ou negativo, e só então encaminhar o processo. O aconselhamento pós testagem conta com orientações para cada ocorrência, apontando, principalmente, formas de prevenção levando em conta as práticas e os riscos de conduta desse indivíduo", afirma Maria Alice.

Segundo ela, o trabalho melhora o atendimento ao usuário já que visa capacitar o profissional para qualificar o atendimento, tirar dúvidas, promover o aconselhamento, esclarecer pensamentos errôneos em relação a doença e fazer escuta qualificada de casos.

Na Região Norte da cidade, até o final do ano, cinco equipes de aproximadamente 30 pessoas estarão capacitadas. O último encontro acontece nos dias 17 e 23 de novembro.

Incidência. O último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que Campinas tem notificados 3.730 casos de Aids de 82 até setembro de 2003. Deste total, 52% já foram a óbito (1.956). De todos os casos notificados, 2.767 são homens e 963 são mulheres, proporção de aproximadamente três casos em homens para cada caso em mulheres. Na década de 80, início da epidemia, esta proporção era em média de 50 homens para cada mulher.

A faixa etária com maior número de casos é entre 25 e 39 anos e a principal via de transmissão da Aids em Campinas, atualmente, é por meio da relação heterossexual – de homem com mulher-, seguida imediatamente pelas transmissões entre usuários de drogas injetáveis.