Conselho e secretário discutem mudança do Centro de Saúde Centro

08/10/2009

Autor: Marco Capitão - Jornalista - Prefeitura Municipal de Campinas

Na manhã da última terça-feira, dia 6, o secretário de Saúde de Campinas, o médico José Francisco Kerr Saraiva, reuniu-se com o Conselho Local do Centro de Saúde Centro (CSC). O encontro faz parte da rotina do secretário que, semanalmente, ouve sugestões e reivindicações dos Conselhos Municipais de Saúde.

A reunião também teve a presença do diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Mauro José Aranha, da coordenadora do Centro de Saúde Centro, Renata Cecília Motta Brandão, além dos conselheiros do Conselho Local.

Nesse encontro, a coordenadora Renata Cecília expôs ao secretário a necessidade da transferência dessa unidade de saúde para um prédio maior, uma vez que as atuais dependências do Centro de Saúde, na Rua Barão de Jaguará, 656, já se tornaram insuficientes para atender a demanda.

Renata Cecília explicou ao secretário que o Centro de Saúde Centro tem um público de abrangência estimado em 70 mil pessoas, com um atendimento diário de cerca de 800 pacientes/dia. "O ideal seria que a mudança permitisse uma divisão de equipes do Centro de Saúde para atender setorialmente nosso público de abrangência", colocou a coordenadora.

Algumas sugestões foram apresentadas, mas o encaminhamento da conversa esbarrou na carência de edifícios no centro da cidade que atendam as exigências para abrigar o Centro de Saúde.

O diretor Mauro José Aranha, com o apoio dos conselheiros, ficou de intensificar a procura de um novo prédio que, inclusive, poderá passar por uma reforma caso haja necessidade.

Uma nova reunião do Conselho Local com o secretário Saraiva ficou marcada para o próximo dia 3 de novembro, quando o assunto voltará à tona, desta vez com a indicação dede opções concretas para a mudança.