Conselho discute Instituto da Mulher porém não vota por falta de quórum

15/10/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Em sessão extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizada na noite desta quarta-feira, dia 13, o coordenador do programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde Campinas, o médico Fernando Brandão apresentou o Projeto de Implantação de Área Física do Instituto da Mulher. O projeto não foi votado devido à falta de quórum, uma vez que alguns conselheiros deixaram o plenário antes do término da sessão.

No início dos trabalhos foram eleitos os três conselheiros que irão representar Campinas na 16ª Plenária Nacional de Conselheiros Municipais de Saúde, marcada para acontecer em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de novembro. Para representar os usuários, foram eleitas Maria Helena Nogueira e Ivone Mendonça. Pelos trabalhadores, Francisca Francilete.

Nos primeiros informes da sessão desta quarta, o conselheiro Hildebrando de Barros Ribeiro fez menção ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro. Em seguida a médica Valéria Vendramini, coordenadora do Departamento de Especialidades, falou sobre a finalização do convênio oftalmológico com a Clínica Raskin Sociedade Beneficente. Valéria explicou que os casos de urgência que eram atendidos no Instituto Raskin passarão a ser atendidos no Pronto Atendimento Oftalmológico do Complexo Hospitalar Ouro Verde.

De acordo com a apresentação feita pelo médico Fernando Brandão, o novo instituto vai ser construído na confluência das avenidas Prefeito Faria Lima e Amoreiras em um terreno de 8 mil metros quadrados, com um prédio de 2.709 metros quadrados de área construída.

Segundo Fernando Brandão, o valor da obra está estimado em R$ 5.363..810,00, com um valor de repasse de R$ 3.500.000,00, com uma contrapartida da Prefeitura de R$ 1.863,820,00. O ambulatório vai contar com ambulatórios de patologia cervical, planejamento familiar, mastologia, cirurgia ginecológica, endócrino/menopausa/dor pélvica, fisioterapia, sexologia, urologia, acupuntura e posto de coleta de leite humano.

Segundo ele, a unidade contará com um centro cirúrgico capaz de realizar cirurgias de médio porte, dentro do conceito de hospital/dia. Já o centro de imagem, conforme detalhou Brandão, será dotado de densitometria óssea, mamografia e Raio X.

Visite nosso blog

www.cmsaudecampinas.wordpress.com