Saúde lança programa voltado a usuário de droga injetável

19/11/2001

A Secretaria Municipal de Saúde, no próximo dia 1º de dezembro, no Teatro de Arena do Centro de Convivência, lança o seu Programa de Redução de Danos (PRD), voltado aos usuários de drogas injetáveis.

O lançamento do Programa contará com a presença da prefeita Izalene Tiene. Também estão agendadas programações culturais no local durante todo o dia.

O objetivo dos profissionais do PRD é oferecer recursos materiais e educativos a esses usuários como forma de minimizar os riscos dessa prática.

Maria Cristina Ilário, coordenadora do Programa de DST/Aids de Campinas, explica que uma das estratégias do PRD é promover, junto ao usuário, a troca de seringas e agulhas, distribuir preservativos, além de sensibilizar os serviços de saúde da cidade para o acolhimento dessa clientela.

A coordenadora lembra que existe uma relação muita estreita entre o uso de drogas injetáveis e a infecção pelos vírus do HIV e hepatite C, devido ao compartilhamento de equipamentos perfuro-cortantes (agulhas, seringas etc.).

Ocorre, no entanto, conforme explica Cristina Ilário, que só uma parcela pequena dos usuários de drogas do município de Campinas busca usualmente os serviços de saúde. "Muitos casos de overdose, infecções e mortes ocorrem nesta população sem que se tenham acesso aos serviços de saúde".

Por essa razão, "é importante acessar os usuários de drogas nos locais onde os mesmos fazem uso das diferentes substâncias. Não devemos esquecer – afirma ela – que a disseminação da Aids representa uma maior ameaça à saúde das pessoas e à saúde pública do que o consumo de drogas".

A coordenadora ressalta que a estratégia de implantação do PRD em campo, estendendo-o aos serviços de saúde, objetiva, sobretudo, impedir a disseminação do vírus da Aids entre usuários de drogas, suas parcerias sexuais e descendentes, com enfoque para a saúde coletiva.

"É uma filosofia humanitária, pragmática e desprovida de críticas ao indivíduo. O PRD opta pela saúde e responsabilidade pessoal, com uma abordagem educativa e inclusiva, que leve ao resgate da auto-estima e reconstrução da cidadania".