Mário Gatti promove Dia de Prevenção do Câncer de Pele

04/11/2002

O Serviço de Dermatologia do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" promove no próximo sábado, dia 9, das 8h às 13h, o Dia de Prevenção do Câncer da Pele.

Quatorze dermatologistas estarão realizando exames clínico - dermatológicos em todas as pessoas que chegarem ao Ambulatório de Especialidades do HMMG.

O exame é gratuito e visa detectar lesões suspeitas e o câncer da pele.

A campanha também é educativa, uma vez que objetiva a conscientização dos adultos e, principalmente, das crianças de que o câncer da pele pode ser evitado e tem cura.

Se for constatado qualquer lesão suspeita, o indivíduo será encaminhado à rotina ambulatorial com capacidade resolutiva (biópsias e cirurgias ).

Esta é a décima campanha promovida pelo Hospital Municipal e a quarta sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O lançamento oficial da mesma ocorre nesta quarta-feira, dia 6, feira na FMUSP às 9:00h.

Os representantes locais e coordenadores do programa são os médicos dermatologistas Andrelou Fralete Ayres Vallarelli e Silvania Pinheiro Rosa.

O Ambulatório de Especialidades do Mário Gatti fica na Avenida Prefeito Faria Lima, 340. Maiores informações pelos telefones (019) 3234-2404 / 3243-5283 / 9798-3876 e 3772-5761.

O que é?

O câncer de pele é uma disfunção do organismo que passa a fabricar células "alteradas" em grande quantidade. É uma doença que, se não for tratada, pode oferecer risco de vida.

Os raios solares são os principais responsáveis pelo câncer de pele. Quando uma pessoa fica exposta ao sol por muito tempo, sem proteção, os raios solares ultravioleta (UVA/UVB) penetram em diferentes camadas da pele e acabam produzindo alterações nas células.

Os sintomas de câncer de pele são feridas que não cicatrizam, crescem, formam crostas e sangram. Esse tipo de câncer chamado carcinoma, é o mais comum e o mais facilmente tratável.

Deve-se ter atenção com pintas que coçam, crescem e às vezes sangram. Essas alterações podem ocorrer mesmo em pintas antigas. Esse tipo de câncer, chamado melanoma, é o mais raro e também o mais grave, se não for diagnosticado precocemente.

Para pessoa de pele mais clara, a melhor forma de se proteger contra esse tipo de câncer é não se expor diretamente ao sol das 10h às 15h ou durante o horário de verão, das 11h às 16h. Pessoas de pele naturalmente mais morena, embora corram menos riscos, também devem tomar essas precauções.

Os dermatologistas alertam, ainda, para o perigo do bronzeamento artificial, que também possui raios ultravioleta, provocando queimaduras e envelhecimento precoce, além de aumentar os riscos de desenvolver câncer de pele.