Secretaria de Saúde e Sucen iniciam ação nos pátios da Ciretran para conter a dengue

13/11/2002

Para eliminar focos de dengue nos pátios da Ciretran, a Secretaria de Saúde de Campinas inicia na semana que vem, de 18 a 22 de novembro, ação nos seis depósitos do órgão instalados em Campinas. As equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) vão fazer aplicação de larvicida e tapar janelas dos automóveis com plástico. O trabalho depende de autorização da Delegacia Seccional, que está sendo reivindicada ainda hoje, 13 de novembro. Também será solicitada, à Delegacia, capina nos locais.

Os pátios da Ciretran são pontos de risco para a dengue por serem muito propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus que provoca a doença. Os carros permanecem nestes locais por muito tempo e, na maioria das vezes, estão amassados, com vidros quebrados e, com a chegada do período de chuva, acumulam água e se transformam em criadouros do mosquito.

O trabalho é parte do conjunto de atividades desencadeadas pela Prefeitura para combater a doença. Nesta terça-feira, 12, as equipes do CCZ e da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), visitaram os pátios e fizeram um diagnóstico em relação aos riscos que eles representam para a dengue.

A idéia é buscar soluções definitivas para o problema, em parceria com a Delegacia Seccional, já que a aplicação de larvicida e colocação de plásticos são medidas paliativas. Para solucionar o caso, é necessário retirar os carros dos pátios, medida que também será solicitada à Delegacia Seccional.

No levantamento desta terça-feira, 12, o diagnóstico que aponta maior risco é o do pátio que fica próximo à Rodoviária de Campinas, na região Norte da cidade. No local foram encontradas larvas de mosquito.

Região Sudoeste - Preocupadas com a dengue, equipes do Centro de Saúde São Cristóvão, na região Sudoeste de Campinas, estão nas ruas desde segunda-feira, 11 de novembro, com atividades de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. O trabalho, que deve encerrar nesta quinta, 14, inclui colocação de areia nos pratos de vasos de flores e orientações à população sobre como combater a doença. A região Sudoeste registrou, este ano, 150 casos de dengue.

E os alunos de escolas públicas da região Sudoeste de Campinas também são aliados no combate à dengue. Nesta quarta-feira, 13, é a vez dos alunos da Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé debaterem o tema. Eles visitam o circuito de reciclagem do Sesi Santos Dumond e discutem a relação da destinação correta do lixo com o controle da dengue e de outras doenças. A atividade é parte da premiação da 1a Gincana de combate à dengue do Dic1. A brincadeira, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de outubro, teve participação de todas escolas públicas da área de abrangência do Centro de Saúde Dic 1.

Ainda na região Sudoeste, nesta quinta-feira, 14, o Centro de Saúde Dic 3 promove ação contra a dengue nos bairros localizados na sua área de abrangência.

Volta ao índice de notícias