Prefeitura remove criadouros da dengue no São Bernardo

21/11/2003

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue, nesta sexta-feira, 21 de novembro, e sábado, 22, com as ações de combate a dengue na Região Sul da cidade. Equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, em parceria com profissionais da Administração Regional (AR) 6, promovem operação cata-bagulhos no bairro São Bernardo na área que fica do lado direito da avenida Amoreiras, nas proximidades do presídio.

Esta é a segunda de uma série de quatro atividades previstas para área que abrange o Parque Industrial, São Bernardo, Vila Industrial e Vila Teixeira. A primeira ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro, ocasião em que foram removidas 46,2 toneladas de materiais que são potenciais criadouros do mosquito da dengue. As próximas etapas ocorrem em 5 e 6, 17 e 18 de dezembro.

De acordo com o biólogo Daniel Coradi de Freitas, coordenador da Visa Sul, esta área da cidade recebe cuidado especial porque é lá que a doença tem atacado mais e onde, desde janeiro de 2003, já foram confirmados 47 dos 124 casos da doença registrados na Região Sul. Nas cinco regiões de abrangência da cidade são 452.

Ainda na Região Sul, também nesta sexta-feira, 21, as equipes realizam arrastão e ações educativas na área de abrangência do Centro de Saúde Vila Rica.

Outras regiões. Na próxima semana, as equipes que atuam no combate e prevenção da dengue desenvolvem ações de segunda a sexta-feira, de 24 a 28 de novembro, em todas as regiões da cidade. Na segunda, 24, as atividades ocorrem numa construção abandonada inacabada pela falida construtora Encol na rua Hércules Florence, esquina com a Falcão Filho.

De acordo com a supervisora de controle ambiental Janilce de Souza, obras nestas condições representam risco para a saúde pública. "A água da chuva escorre pelas escadas, empoça nas lajes e se acumula nos buracos onde funcionariam os elevadores. Com isso, estes prédios transformam-se em ambientes propícios para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue", justifica.

Na terça, 25, o foco das ações será a área do Centro de Saúde do Balão do Laranja, Região Noroeste. Na quarta, 26, é a vez da população que mora na área do Centro de Saúde Santa Bárbara, Norte da cidade, receber a visita dos profissionais de saúde que atuam na prevenção da dengue. Quinta, 27, as ações ocorrem na Sudoeste, na área do CS Santa Lúcia. Na sexta, 28, as equipes estarão novamente na Sul, na área do Centro de Saúde Vila Rica.

Dia D. No sábado, 29, para marcar a data estipulada como Dia D nacional de combate à dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas promove inúmeras atividades para conscientizar e mobilizar os cidadãos para a realidade de Campinas quanto à doença. Em toda cidade serão divulgadas práticas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, além de informações sobre como proceder ao apresentar o primeiro sinal da doença que é febre alta acompanhada de um ou mais sintomas como dores de cabeça ou no corpo e manchas na pele.