Saúde promove debate sobre papel do médico de família nesta 6ª feira

26/11/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Distrito de Saúde Norte, promove a partir das 14h da próxima sexta-feira, 28, no Auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), um debate sobre ‘O papel do médico de família na atenção básica de saúde em grandes centros urbanos’.

A mesa de debate será composta pelo diretor de Saúde de Campinas, Roberto Marden Farias, pelo coordenador de Saúde de Pedreira, Eduardo Rodrigues, pela professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria de Lourdes Zanolli e pela professora da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas), Elisabeth Smeck.

O Programa Paidéia de Saúde da Família, implantado em Campinas em 2001, ampliou a assistência a saúde a 250 mil famílias campineiras. Desde sua implantação, em agosto de 2001, já foram instituídas 150 equipes de saúde da família. A experiência de Campinas é inovadora porque a cidade foi a primeira metrópole a implantar o PSF no Brasil.

As equipes atuam nas áreas de abrangência dos 46 Centros de Saúde e 13 Módulos de Saúde do Município e contribuem para o combate e prevenção de doenças como tuberculose, hanseníase, hipertensão e diabetes, assim como para a redução da mortalidade infantil.

O objetivo do Paidéia é diminuir as filas nos hospitais, promover a saúde na cidade e melhorar as condições de vida da população. A Prefeitura pretende, até 2004, ampliar o atendimento para 800 mil campineiros com a implantação de mais cinqüenta equipes.

Não é necessário se inscrever antecipadamente para o seminário. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3243-7454. A SMCC fica na rua dr. Delfino Cintra, 63.

Volta ao índice de notícias