Exposição de quadros inaugura espaço cultural na Cantina Café das Artes

10/11/2004

Talita El Kadri

A Cantina Café das Artes do Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes, na Região Sudoeste de Campinas, apresenta na próxima sexta-feira, dia 12 de novembro, a partir das 14h, exposição de quadros do pintor José Donizete da Silva. Durante todo o dia, o artista estará no local e vai produzir uma obra em tempo real e usuários e alunos do espaço vão apresentar músicas ao vivo.

O novo espaço cultural tem o objetivo de divulgar trabalhos de artistas da comunidade e produções dos serviços de saúde da região, além de ser mais uma oportunidade de contato com a cultura para os usuários do Centro de Convivência.

De acordo com o coordenador do Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes, Gilvan Gomes da Silva, desde que a Cantina foi inaugurada, neste ano, existe a intenção de dedicar o espaço para esse fim, mas esta vai ser a primeira vez que acontece um evento deste tipo no local.

"Donizete é morador da área, estava desempregado e agora obtém renda por meio da venda de suas obras. Nosso espaço está aberto para receber a todos e pretende ajudar outras pessoas", afirma Gilvan. As obras do artista ficarão no Espaço Cultural Tear das Artes até que seja definido um novo local para exposição de seu trabalho.

O Tear das Artes é mantido pela Prefeitura por meio de projeto da Secretaria de Saúde de Campinas em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Promoção Social e de Cultura, Esportes e Turismo. O espaço foi criado para atender a uma reivindicação antiga da comunidade da Região Sudoeste, uma das mais populosa e a mais carente da cidade.

Segundo Gilvan, os Centros de Convivência são espaços dedicados a usuários de serviços de saúde mental e estão abertos a comunidade e a população em geral. "Pretendemos promover inclusão social por meio de oficinas de trabalhos, de geração de renda e existe, também, espaços para atividades físicas e culturais. O objetivo principal dos Centros é proporcionar qualidade de vida, ou seja, boa saúde e cidadania", diz.