Caps Integração comemora um ano de atuação em período integral

10/11/2005

Uma extensa programação com apresentações de dança, teatro, música, sarau, palestra, homenagens a gestores, usuários e parceiros, oficina de beleza, ação educativa e ato simbólico (confira programação abaixo), iniciada segunda-feira, dia 7 de novembro, e que se estende até amanhã, dia 11, marca esta semana o aniversário de um ano de funcionamento em período integral do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Integração, referência para a população da Região Noroeste de Campinas.

A unidade passou a atuar em período integral (24 horas) em 5 de novembro de 2004, com a inauguração de 7 leitos. Com isso, ampliou a assistência aos pacientes com transtornos mentais que necessitam dos cuidados da equipe de saúde mental também à noite. A ampliação do horário foi viabilizada a partir de convênio com a Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas), que possibilitou a contratação de profissionais. Atualmente, o Caps Integração acompanha a cerca de 260 usuários. A unidade é mantida pela Secretaria Municipal de Saúde, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Aproveitamos o momento de confraternização para avaliar os avanços deste grande projeto coletivo iniciado há 12 anos – quando o Caps Integração foi inaugurado -, o que inclui analisar a organização do serviço e a participação comunitária. Sem dúvida é um momento importante", diz a terapeuta ocupacional sanitarista Luciana Togni Surjus, coordenadora do Caps Integração.

Segundo ela, ainda é preciso avançar e um dos desafios da unidade é conquistar sua sede própria, que vai possibilitar ao serviço a ‘verdadeira’ estrutura de serviço de saúde, já que hoje o Caps funciona em uma casa alugada, improvisada. "Na nova sede – em construção – estaremos adequadamente estruturados consolidar nossa linha de atuação, com porta aberta, sem fila, sem agendamento. "Sem dúvida isto representa um grande avanço no acesso e na qualidade da assistência", afirma. Outro desafio apontado pela coordenadora é a consolidação da parceria com os centros de saúde da região.

Saiba mais. O Caps, considerado o principal componente da rede de atenção extra-hospitalar, é um serviço de atenção diária, criado para substituir as internações hospitalares. Trata-se de um serviço público, de base territorial, o que significa estar localizado num espaço que facilita o acesso dos usuários. "O centro oferece desde cuidados clínicos até reinserção social, por meio do acesso ao trabalho e ao lazer. Também possibilita a maior participação de familiares e facilita a integração do paciente no seu meio social. Desta maneira, favorece sua recuperação", diz Luciana.

Além disso, segundo Luciana, os Caps III, que funcionam 24 horas – como é o caso do Integração -, oferecem cuidados ao paciente também no momento da crise e, portanto, feitos pela mesma equipe que o trata em outras situações. "O tratamento feito desta forma reduz o tempo de duração da crise e a necessidade de internação hospitalar", diz. E o resultado é certo, tanto que, em 2004, dos 260 usuários do Caps Integração, apenas seis necessitaram de internação.

A equipe de profissionais do Caps é multidisciplinar e conta com psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, zeladores, guardas, pessoal administrativo e motorista. O Caps Integração conta ainda com um Conselho Local de Saúde (CLS) atuante e com a parceria dos Centros de Saúde, Organizações Não Governamentais (ONGs) e outras entidades da região Noroeste entre elas Hospital Celso Pierro, Puc-Campinas, Casa de Cultura Tainã, Projeto Gente Nova (Progen), Grupo da Intersetorial Noroeste e Centro de Convivência e Cooperativa. Em breve, a unidade vai contar também com Associação de familiares e usuários.

I Semana de Saúde e Cidadania do Caps Integração

Promoção: Caps Integração, Conselho Local de Saúde e Distrito de Saúde Noroeste

Programação:

Dia 7: Abertura com apresentação de dança de pacientes

Em seguida, palestra sobre contextualização do serviço da região, histórico, apresentação do Conselho Local de Saúde (CLS), apresentação da Associação Florescendo a Vida, o tratamento no Caps sob a ótica do usuário, homenagem aos parceiros Samu, Samin, Sares, Apae, PUC-Campinas, Guarda Municipal, Centros de Saúde: Integração, Balão, Perseu, Ipaussurama, Florence, Floresta Itajaí e Valença, ao Cândido Ferreira e Polícia Militar. Após oficina de saúde e beleza com cortes de cabelo e orientações sobre higiene e saúde.

Dia 8: Apresentação de teatro de Saúde Bucal, do Coral Harmonia da Associação dos Aposentados da Fundação CESP.

Dia 9: Ato simbólico: caminhada para Abraço na obra do prédio do Caps, sarau com poesia e música.

Dia 10: Palestra sobre a saúde mental no município, aula aberta de canto com a cantora e compositora Ciça Baradet e palestra sobre DST/Aids

Dia 11: Ato simbólico com manifestação pela sinalização e segurança no trânsito (Progen – Projeto Gente Nova), palestra sobre saúde, meio ambiente e inclusão social, palestra sobre redução de danos e apresentação do Grupo de Hip Hop.

Denize Assis