Projeto Corpo em Movimento foi selecionado pelo Ministério da Saúde entre os 50 melhores no País

14/11/2006

O Projeto Corpo em Movimento, da Secretaria de Saúde de Campinas, acaba de ser selecionado pelo Ministério da Saúde entre os 50 melhores trabalhos de incentivo à vigilância e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis desenvolvidos no Brasil, com ênfase em ações relacionadas às práticas corporais e atividade física.

Como prêmio, o Ministério vai destinar um incentivo financeiro que será investido no fortalecimento do projeto, por meio de ampliação das técnicas disponibilizadas dentro do programa, qualificação dos profissionais, recursos materiais e pesquisas.

O Corpo em Movimento vem sendo desenvolvido na rede pública municipal de saúde de Campinas desde 2001 e surgiu com o objetivo de trabalhar a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos músculo-esqueléticos no Sistema Único de Saúde (SUS) Campinas.

Inicialmente, eram oferecidas as práticas Atualização Terapêutica, ginástica chinesa Lian Gong e Ginástica Postural. Com a expansão do projeto e a adesão da população, passaram a ser oferecidos Yoga, Ginástica Harmônica, Chikung da terceira idade e meditação Ch´an Tao.

O projeto conta com a parceria do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na realização de trabalhos científicos. Também envolve o Instituto de Pesquisa e Ensino Médico em Acupuntura de Campinas (Ipema), Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba), Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, Instituto Movimento, Instituto de Yogaterapia de Campinas, Organização Não-Governamental (ONG) Ideais, Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), Associações de Bairros e Conselhos Locais de Saúde.

De acordo com o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, a Secretaria de Saúde de Campinas tem como diretriz expandir as práticas Integrativas na rede pública municipal de saúde, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O prêmio, além de ser um reconhecimento pelo nosso trabalho, contempla esta diretriz. Agradeço às pessoas que acreditaram e investiram na viabilidade do projeto, quer sejam servidores ou voluntários”, diz William.

Segundo William, a Saúde Integrativa, além de contribuir para o alívio da dor e tratamento de várias patologias, pode ser utilizada em conjunto com outras especialidades médicas. “A saúde integrativa, dentro do seu leque de opções, possibilita que a pessoa participe de sua própria cura e seja responsável pela manutenção de sua saúde. Além disso, esta política fortalece os princípios do SUS, de humanização e integralidade", diz.

As pessoas que quiserem participar do projeto Corpo em Movimento devem se informar no Centro de Saúde. Também podem conhecer melhor o programa pelo site: www.campinas.sp.gov.br/saude na opção programas e projetos dentro do item atenção à saúde.

Denize Assis