Comissão visita unidades de saúde atingidas pela chuva e desencadeia reformas

21/11/2006

Uma comissão da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas integrada pelo secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, coordenadora da Atenção Básica, Lígia Aparecida Neaime de Almeida, e coordenadora do Distrito de Saúde Sul, Valéria Romero, visitou na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, o Centro de Saúde Parque da Figueira e o Módulo de Saúde da Família do Jardim Monte Cristo para avaliar os prejuízos causados pelo temporal do último domingo, dia 19, e desencadear as providências necessárias para reformas. As duas unidades, localizadas na região sul da cidade, foram destelhadas pela força da tempestade.

O Centro de Saúde do Parque da Figueira ficou totalmente alagado e ainda teve o abastecimento de água interrompido devido ao rompimento da tubulação. A pintura também foi danificada.

O atendimento à população está sendo feito parcialmente e deve voltar ao normal até quinta-feira ou sexta-feira. Até lá, os pacientes estão sendo acolhidos, no entanto as consultas médicas são destinadas a casos prioritários conforme avaliação da equipe de enfermagem. Os centros de saúde vizinhos e o Pronto-Socorro do São José estão dando suporte para a unidade. As consultas de pacientes crônicos vão ser agendadas para outras datas.

“A alteração no atendimento foi comunicada à população por meio do Conselho Local de Saúde. Os trabalhos de limpeza e reforma foram iniciados já nas primeiras horas desta terça e, se não chover, a unidade deve voltar a atender normalmente até quinta-feira ou sexta-feira. Isto se as chuvas não se intensificarem”, disse Pedro Humberto Scavariello.

Segundo o diretor, o Módulo do Monte Cristo teve vigas do telhado arrancadas mas, como o prédio é um sobrado, o atendimento está sendo feito normalmente no primeiro andar.

Segundo Tânia Vilela, diretora do Departamento Administrativo da Secretaria de Saúde, o custo das obras ainda está sendo avaliado pela empresa designada para promover as reformas. “A empresa contratada para fazer trabalhos de manutenção nos prédios da Secretaria de Saúde foi acionada para iniciar imediatamente os trabalhos. A Administração Regional 8, que se responsabiliza pela área, mobilizou suas equipes para a limpeza e manutenção nas duas unidades. Solicitamos urgência nos trabalhos”, disse.

Denize Assis