Campinas promove quarta Semana de Saúde da Mama

24/11/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre segunda-feira, 27 de novembro, e sexta-feira, 3 de dezembro, a 4ª Semana Municipal de Saúde da Mama que este ano adotou o slogan “Com câncer de mama não dá para brincar”. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia e de várias outras instituições campineiras que trabalham na prevenção e assistência às doenças da mama. A realização da semana está prevista em lei municipal.

A programação vai ser aberta já neste final de semana com um mutirão de mamografia que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, a partir do dia 27 ocorrem atividades de sensibilização dos profissionais da rede pública municipal de saúde e de conscientização das mulheres sobre a doença, os sintomas e quando procurar o médico.

Este ano, novamente, a campanha vai reforçar a necessidade da realização do auto-exame e do uso da mamografia que, conforme meta do Ministério da Saúde, deve ser realizada com intervalo máximo de dois anos nas mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo diretriz estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O garoto propaganda da campanha 2006 é o ator Luiz Fernando Guimarães, que cedeu sua imagem para ser veiculada nos materiais educativos. Em Campinas, 14 outdoors e 400 de cartazes vão ser espalhados pela cidade. Além disso, milhares de folhetos vão ser distribuídos em pontos estratégicos que recebem público feminino.

Estatísticas. O câncer de mama representa hoje a principal causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras. No entanto, de acordo com o mastologista Fernando Brandão, coordenador municipal da Área Técnica da Saúde da Mulher, a cidade avançou muito desde 1996 principalmente em relação aos diagnósticos desta doença. Foram inaugurados dois ambulatórios especializados em mastologia, um na Policlínica 2 e um no Complexo Ouro Verde, e a taxa de mortalidade por câncer de mama na cidade está estacionada em cerca de 80 casos por ano.

“Com o planejamento e organização das ações de prevenção e controle em todos os níveis da atenção, o número de mamografias passou de 1,5 mil em 96 para 23 mil em 2006, com expectativa de chegar a 26 mil em 2007. Além disso, o diagnóstico dos casos passou a ocorrer num estágio mais precoce, quando a sobrevida da mulher aumenta e não é necessário submetê-la a tratamentos mutilantes”, diz Brandão.

Segundo o mastologista, antes destas ações, 70% das mulheres com câncer de mama atendidas na rede pública municipal encontravam-se em fases avançadas da doença, contra 30% de casos precoces. Atualmente, os dados apontam de que esta estatística inverteu, ou seja: 70% dos casos são diagnosticados em estágios precoces.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2006.

Fluxo. Para realizar a mamografia na rede municipal de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no Centro de Saúde para se orientar sobre quando deve começar os seus controles mamográficos. A pessoa com indicação para o procedimento vai esperar, no máximo, três semanas para ser submetida ao exame. Para os casos graves, a mamografia é viabilizada em até 24 horas.

Saiba mais.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que tem cura, se detectado no início quando o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Como a mulher pode perceber a doença?

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser sentido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço, mas nem todo caroço é um câncer de mama. Por isso é importante consultar um médico.

Como descobrir a doença mais cedo?

Toda mulher moradora de Campinas com 40 anos ou mais deve procurar, anualmente, um Centro de Saúde da Prefeitura para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O auto-exame deve ser feito todo mês. As mulheres que menstruam devem fazer o exame de preferência na semana seguinte à menstruação.

Denize Assis