Campanha realiza 80 testes de aids entre Mulheres no São Vicente e Santa Bárbara

01/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Pelo menos 80 mulheres realizaram testes de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), nesta quarta-feira, dia 31 de outubro de 2007, durante a campanha “Fique Sabendo” que integrou a programação do Dia da Mulher nos Centros de Saúde (CSs) do Jardim São Vicente (região Sul) e do Parque Santa Bárbara (região Norte).

Estes exames são gratuitos, os resultados são sigilosos e podem ser feitos em qualquer centro de saúde ou módulo de saúde da família. Desde 2006 as unidades da rede pública municipal realizam eventos e ações de divulgação do teste e incentivo ao uso da camisinha junto às comunidades de suas áreas de abrangência.

As ações têm apoio e coordenação do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

No CS São Vicente, a equipe da saúde usou camisetas da campanha “Vista-se, use sempre camisinha”, para incentivar o uso correto e freqüente de preservativos em todas as relações sexuais. O sexo sem camisinha é a principal forma de transmissão do HIV e outras DSTs. E é entre as mulheres que a epidemia tem crescido.

Segundo a dentista sanitarista Regina Maris dos Santos, no CS do Jardim São Vicente, 20 mulheres fizeram coleta de sorologia pela manhã. Já no Centro de Saúde do Parque Santa Bárbara, segundo a enfermeira sanitarista Sueli Cristina Correa Martins, cerca de 60 mulheres fizeram o teste para HIV, sífilis e hepatites B e C. Os resultados dos testes são entregues somente à pessoa que fez o exame.

Para saber mais sobre o teste de HIV e outras DSTs, a população de Campinas deve procurar o Centro de Saúde mais próximo, ou o Centro de Referência do PMDST/Aids, à rua Regente Feijó, 637, Centro, das 7h às 20h. O telefone é o (19) 3236 – 3711. Mais informações sobre DST e aids pelos telefones 0800 61 1997, 0800 16 2550 ou pelo endereço eletrônico www.aids.gov.br