Investimento de R$ 9 milhões amplia e qualifica laboratório municipal de patologia clínica

05/11/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde vai investir mais de R$ 9 milhões para ampliar e qualificar a oferta de exames de diagnóstico no Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas.

O serviço é o maior laboratório público municipal do Brasil, o maior laboratório de análises clínicas do município e de todo interior paulista. Realiza mais de 2 milhões de exames por ano. Mais de 100 mil pessoas já fizeram teste para HIV pelo serviço.

O investimento será aplicado na automação total e informatização do serviço. O projeto teve início em julho de 2007, deve estar completamente concluído até fevereiro de 2008 e inclui locação de equipamentos automatizados em bioquímica (exames de sangue, glicose e colesterol, triglicérides, ácido úrico etc) e imunologia (exames de hormônio, hepatites, HIV, exames do pré-natal e outros) e implantação de um sistema de automação total na fase pré-analítica, pioneiro no Brasil e na América Latina.

Além disso, está sendo implantada também a informatização do serviço e o interfaciamento de todas as suas máquinas. O serviço conta ainda com um programa de garantia da qualidade promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica em que foi avaliado para todos os setores tendo obtido 100% de acerto em todos os exames.

Automação. Na segunda-feira próxima, dia 5 de novembro, às 14h, o laboratório municipal de Campinas receberá a visita do diretor global da integração laboratorial dos projetos de automação total da Roche, Henry Jung. A Roche foi a empresa que venceu a licitação para a automação do laboratório.

Ele vem ao Brasil para conhecer especificamente o serviço de Campinas por conta do pioneirismo, já que o laboratório municipal será o primeiro no Brasil a implantar um sistema de automação total. Os equipamentos de grande porte e de última geração já estão instalados e funcionando.

Informatização. Também já foi iniciada a informatização total em rede do laboratório.

Isto vai conferir qualidade e segurança ao paciente uma vez que o médico poderá utilizar o impresso único na requisição dos exames e todos os materiais coletados serão identificados através de códigos de barra. Isto também vai possibilitar reduzir o tempo de entrega dos resultados para o paciente.

Controle de qualidade. Implantada este ano, a avaliação externa da qualidade trata-se de um programa de excelência para laboratórios médicos, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Por meio deste programa, o serviço é avaliado em todos os exames que realiza nos seus mais diversos setores.

“A qualidade do serviço ficou evidente nesta avaliação, onde obteve-se 100% de acertos e adequação em todos os itens testados. O laboratório é um dos serviços mais antigos da rede e vem contribuindo para a a qualidade da assistência e construção do SUS Campinas, uma vez que alia competência técnica com ética e humanização”, afirma a médica patologista clínica e sanitarista Regina Cássia Simões Salles, coordenadora do laboratório desde 1995.

Saiba mais. O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas atua com uma equipe 87 servidores, sendo 75 na área técnica, além de administrativos, auxiliares de limpeza, digitadores e vigias. A unidade conta com coordenação e co-gerência, equipe de biossegurança, grupo de gerenciamento de resíduos e está implementando um núcleo de saúde coletiva. Participa do CLS do Complexo Ouro Verde.

A produtividade da equipe é alta, com 1.940,87 exames/funcionário/mês. A média nacional é de 1 mil exames/funcionário/mês. A projeção é que, em 2007, sejam realizados 2,3 milhões de exames na unidade. Em 2006, foram 2,064.

O Laboratório Municipal de Campinas recebe amostras coletadas pelas unidades da rede municipal de saúde. Os 103 pontos de coleta enviam diariamente as amostras. Também realiza coleta especializada como curvas glicêmicas e coagulogramas em seus dois postos avançados – o PAC, na avenida Faria Lima, 90 e o COV na avenida Ruy Rodrigues, 3434.

Unidade de urgência. Em 2008, será criado um laboratório de urgência para dar retaguarda aos exames de urgência do novo Hospital Ouro Verde.

O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas fica no Complexo Ouro Verde, na avenida Ruy Rodrigues, 3434. O telefone do serviço é 3266-6314.