Feira de artesanato beneficia pessoas vivendo com HIV/aids

06/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Atividade é realizada no Espaço de Convivência de Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, Centro

Até as 17 horas desta quinta-feira (8/11/2007), pessoas vivendo com HIV/aids expõem e comercializam seus trabalhos em artesanato, no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

O endereço é rua Regente Feijó, 637, Centro. E o horário de funcionamento da feira é das 8h às 17h. Roupas, bijuterias, objetos de decoração, utilidades domésticas e uma barraca de alimentação integram a Feira de Artesanato do CR-PMDST/Aids de Campinas. A visitação é pública e gratuita.

Os artigos são produzidos por pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) que realizam tratamento no Centro de Referência do PMDST/Aids, seus familiares, cuidadores e parceiros. A exposição é realizada no Espaço de Convivência do CR. A feira teve início na última segunda-feira (5/11/2007).

Qualquer pessoa pode visitar a feira que é realizada em diferentes épocas. A ocasião, observa Denise Martins, liderança comunitária que apóia a realização da feira, é oportuna para compra de presentes para as festas de fim de ano. Alguns expositores também trabalham com encomendas de produtos.

O objetivo do PMDST/Aids, com a realização do evento, é promover atividades produtivas para as pessoas vivendo com HIV/aids que possam reduzir, na sociedade, o preconceito e o estigma com relação aos usuários do serviço, propiciar a geração de renda aos expositores etc.

Centro de Referência do PMDST/Aids

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é uma unidade pública de saúde mantida através do Sistema Único de Saúde, onde é realizado tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids e onde são planejadas ações de educação em saúde para prevenção ao HIV/aids e DSTs.

As pessoas que visitarem a exposição podem também saber mais sobre o teste de HIV e outras DSTs e sobre como prevenir-se das DSTs e da aids. A campanha nacional de incentivo ao teste (que é gratuito e sigiloso, pois só quem faz o teste fica sabendo o resultado) chama-se "Fique Sabendo" e a campanha de incentivo ao uso de camisinhas (distribuídas gratuitamente nos Centros de Saúde) chama-se "Vista-se, use sempre camisinha".

Para saber mais sobre o teste de HIV e outras DSTs, a população de Campinas deve procurar o Centro de Saúde mais próximo, ou o Centro de Referência do PMDST/Aids, à rua Regente Feijó, 637, Centro, das 7h às 20h. O telefone é o (19) 3236 – 3711. Mais informações sobre DST e aids pelos telefones 0800 61 1997, 0800 16 2550 ou www.aids.gov.br .

Volta ao índice de notícias