Equipes são preparadas para esterilização e para utilização de papel grau cirúrgico

08/11/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, na anfiteatro do Colégio Culto a Ciência, atualização em esterilização para enfermeiros, auxiliares de enfermagem e atendentes de consultório dentário das unidades da rede pública municipal de saúde. O evento acontece em duas turmas. Das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com o mesmo conteúdo.

Também será realizado treinamento para utilização de seladora, que sela o papel grau cirúrgico que vai passar a ser utilizado para embalar os materiais para esterilização. A utilização deste papel na esterilização é um grande ganho, pois garante a eficácia do processo e do armazenamento.

Segundo a enfermeira Maria Rosa Vieira de Carvalho, coordenadora municipal da Área Técnica de Enfermagem, todo material de odontologia, curativo, pequenas cirurgias, de coleta de papanicolau, sutura etc precisa ser esterilizado. Ela explica a enfermagem é responsável pelo processo de esterilização, que inclui lavagem, secagem, embalagem e armazenamento do material.

“Neste evento, vamos estar colocando noções de microbiologia, as etapas do processo de esterilização e a importância deste procedimento, com objetivo de atualizar as equipes. Tudo isto reflete na qualidade da assistência”, diz.

Maria Rosa informa aproximadamente 300 pessoas se inscreveram para os dois períodos. As inscrições já foram encerradas.