Florence realiza encontro e colhe 38 testes de HIV

09/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Ação foi desenvolvida com apoio e matriciamento do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Campinas

Trinta e oito testes de HIV –vírus que causa a aids– foram colhidos com a realização da primeira edição do Café da Tarde, do Centro de Saúde do Jardim Florence (Região Noroeste) na tarde desta quinta-feira, 8 de novembro de 2007.

A ação teve apoio e matriciamento do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

O encontro foi realizado das 14h às 16h e teve participação de 65 mulheres. Destas, mais da metade decidiu fazer os testes de HIV/aids, sífilis e hepatites B e C no próprio local do encontro.

O evento aconteceu no Salão Comunitário da Igreja Santa Maria dos Oprimidos que foi cedido especialmente para o encontro, onde as mulheres foram recebidas com frutas, doces e salgados.

Antes do café, no entanto, elas participaram de um momento educativo, com palestra de profissionais da saúde sobre DSTs, HIV/aids e sobre as vulnerabilidades humanas a estes agravos.

"A maioria absoluta delas nunca tinha feito estes exames. Agora elas devem chamar amigas e familiares para fazer o teste também. Esperamos que elas chamem também seus companheiros para fazer os testes", disse a médica Maria Aparecida de Fátima Cardoso, coordenadora do Centro de Saúde.

Diariamente as pessoas atendidas à região do CS Florence podem ir à unidade de saúde para obter mais informações sobre as DSTs, o HIV e à aids, sobre o teste (que é gratuito e sigiloso) e para retirar camisinhas que são distribuídas gratuitamente.

O Centro de Saúde Florence está localizado à avenida Nelson Ferreira de Souza, 292, Jardim Florence 2. O telefone é (19) 3261 – 2462. O CS Florence funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e aos sábados, das 7h às 19h.