Palestra marca Dia de Prevenção das Arritmias

13/11/2007

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, Campinas promoveu nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) uma palestra para informar a comunidade sobre o tema. O evento, ocorrido às 10h e direcionado ao público em geral, foi promovido em conjunto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) e Secretaria Municipal de Saúde.

A palestra foi proferida pelos médicos cardiologistas Fernando Mello Porto e Halim Cury Filho, especialistas em arritmia cardíaca e membros da Sobrac. O evento marcou o lançamento em Campinas da campanha com o tema “Coração na batida certa” e o slogan “Seu coração pode não estar no mesmo ritmo que você”.

Campinas é um dos 50 centros nacionais de coordenação da campanha, que pretende orientar as pessoas em geral como se deve proceder no caso de uma parada cardíaca até que seja providenciado o atendimento médico. A partir de dados estatísticos e da distribuição de folhetos, o trabalho de esclarecimento deve envolver estudantes de faculdades públicas e outras instituições.

Também foi anunciada na ocasião a doação de dois Desfibriladores Externos Automáticos – DEA - para a Secretaria de Saúde de Campinas para utilização em locais de grande concentração de pessoas. Os locais ainda serão definidos. Para o uso adequado dos desfibriladores, está programado um treinamento específico.

As arritmias cardíacas são alterações do ritmo normal do coração, que afetam, com mais freqüência, pessoas que possuem doenças cardiovasculares, tais como enfarto e outras doenças do músculo cardíaco. Indivíduos saudáveis, inclusive atletas, também podem ser afetados. Pode atingir pessoas de todas as faixas etárias.

Muitas vezes as arritmias cardíacas não provocam sintomas e, por isso, grande parte da população desconhece seus riscos. A falta de informação é um dos principais fatores que podem levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como Morte Súbita. A imensa maioria das pessoas não sabe que tem doença cardíaca. Em muitos casos, a primeira manifestação do problema é a Morte Súbita.

O Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita é parte do projeto que tem como objetivo conscientizar e educar a população, as bases políticas e os profissionais de saúde sobre as arritmias cardíacas. Dentro da campanha, as ações estão programadas para o ano todo e para todo território nacional, tendo como marco o dia 12 de novembro.

A Sobrac informa que, embora as arritmias cardíacas muitas vezes não apresentem sintomas, a pessoa pode ter tonturas, batedeira e desmaio. Ao apresentar estes sinais, é necessário procurar o médico. “A prevenção consiste em hábitos de vida saudáveis. A Sociedade Brasileira de Arritmias também está batalhando para promover distribuição de desfibriladores externos automáticos às prefeituras, para serem usados nos locais de grande concentração de pessoas, com a intenção de evitar a ocorrência de mortes súbitas”, diz Fernando Porto.

Segundo o médico cardiologista Halim Cury Filho, após uma parada cardíaca, a cada minuto sem atendimento, existe 10% menos chances da pessoa ser recuperada. Ou seja: após 10 minutos, a chance de recuperação é praticamente zero. Se a pessoa for recuperada, após este tempo é grande a chance de lesão cerebral. “Por isto, a importância dos desfibriladores externos automáticos. No dia 15 de outubro, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo lei que determina a obrigatoriedade de disponibilidade de desfibriladores em locais de grande concentração de pessoas”, informa Halim Cury Filho.

A estimativa da Sobrac é que, a cada 5 minutos, uma pessoa seja acometida por morte súbita no Brasil e que o problema atinja 200 mil brasileiros por ano.

Volta ao índice de notícias