Palestra marca Dia de Prevenção das Arritmias

13/11/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promove nesta terça-feira, dia 13 de novembro, o I Seminário de Farmacovigilância e Tecnovigilância para prescritores e dispensadores da rede pública municipal de saúde.

O evento ocorre na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos dois períodos com o mesmo conteúdo. O objetivo é sensibilizar as equipes para implantação do fluxo do sistema de coleta e notificação de todas as reações indesejadas manifestadas após o uso dos medicamentos e a problemas de desvio de qualidade - Farmacovigilância e Tecnovigilância.

O Seminário vai abordar os seguintes temas: conceitos; importância de notificar; o que notificar; funcionamento e acesso ao sistema de farmacovigilância; procedimentos no caso de suspeita; e instrumentos para a notificação.

Segundo a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária de Campinas, atualmente a Secretaria de Saúde faz a farmacovigilância de uma maneira pouco sistematizada. O objetivo com a preparação das equipes é organizar o sistema na rede toda, melhorar a captação da informação e ter mais agilidade na informação.

“Tudo isto melhora a qualidade da assistência à saúde, já que organizar e fortalecer esta rede tem reflexos para o cidadão na medida em que ele passa a consumir produtos e a utilizar serviços cada vez mais seguros”, diz Filomena Vilela.

Volta ao índice de notícias