Caminhada de pacientes e iluminação de monumentos Marca Dia Mundial do Diabetes em Campinas

14/11/2007

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e com apoio de diversas secretarias municipais e de entidades privadas promove às 9h, na Lagoa do Taquaral, uma caminhada com pacientes portadores de diabetes atendidos nas unidades de saúde da rede pública municipal.

O Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, vai participar. Dois professores de educação física vão orientar os participantes. O médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, vai iniciar o exercício com um alongamento especial para a 3ª idade. Após a caminhada, será servido café da manhã com refeição apropriada para pessoas com diabetes.

Além da caminhada, em Campinas serão iluminadas com a cor azul a Torre do Castelo, a Caravela da Lagoa do Taquaral e o Paço Municipal. O azul é a cor símbolo sugerida para o Dia Mundial do Diabetes de 2007 pela International Diabetes Federation (IDF) e adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que manifestou seu apoio à causa e, inclusive, assinou resolução reconhecendo a doença como crônica, debilitante e de alto custo, devido às suas complicações.

Cidades espalhadas por todos os continentes da terra vão iluminar seus monumentos, como a Torre Tókio, no Japão; Torre Shell, em Londres; Cataratas do Niágara (lado canadense), no Canadá; Edifício Empire States, nos Estados Unidos; Fonte do Lago Genebra, na Suíça; entre outros. No Brasil, já estão confirmados, além dos símbolos de Campinas, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Elevador Lacerda, em Salvador; o Masp, em São Paulo.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em parceria com a OMS, em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Quando e Por Quê? Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral.

Este ano o tema é Diabetes em Crianças e Adolescentes, cujo objetivo é lutar para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa do diabetes.

Incidência. No mundo, há cerca de 180 milhões de pessoas portadoras de diabetes. No Brasil, a doença atinge 5,5 milhões de pessoas, o equivalente a 11% da população com mais de 40 anos. A enfermidade apresenta incidência crescente e já é responsável por 15% dos investimentos nacionais em saúde.

Atualmente, o diabetes é considerado uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares. Estima-se que cerca de 75% dos portadores da doença no Brasil recorrem ao SUS.