1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, terá, em Campinas, Feira de Artesanato com artigos feitos por pessoas vivendo com HIV

23/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Atividade será realizada das 8h às 17h, no Convívio, a Praça Ruy Barbosa, localizada junto à rua 13 de Maio, atrás da Catedral Metropolitana de Campinas

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas promove a realização de uma Feira de Artesanato feito pelos usuários da unidade.

A realização da Feira de Artesanato integra um conjunto de ações que serão realizadas em todo o município para marcar as celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no dia 1º de Dezembro, data reconhecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Em Campinas, várias atividades serão realizadas entre a última semana de novembro até a semana após o dia 1º, e envolvem Centros de Saúde de todas as regiões da cidade, além de outras instituições, como organizações não-governamentais (ONGs) e outros serviços público.

No dia 24, por exemplo, o Centro de Saúde do Jardim Santa Mônica (região Norte) realiza ações de educação em saúde voltadas às mulheres. No dia 3 de dezembro a Prefeitura de Campinas inaugura o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Complexo Hospitalar Ouro Verde (Sudoeste).

A Feira de Artesanato que será montada junto de outras tendas no Convívio é uma atividade ligada à área de saúde mental do Núcleo de Assistência do Centro de Referência do PMDST/Aids. Esta feira é, geralmente, realizada dentro da unidade. Desta vez será levada até a praça de grande circulação de consumidores.

Além de funcionar como dispositivo para quebra do isolamento dos usuários do serviço, a Feira é utilizada para, ao mesmo tempo, servir como fonte de geração de renda para os usuários e mecanismo para reduzir o preconceito da sociedade e o estigma das pessoas que vivem com HIV/aids, promovendo a cidadania.

A Feira de Artesanato do Centro de Referência funcionará das 8h às 17h do dia 1º, que será num sábado. O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) divulga, nos próximos dias, outras atividades relacionadas à celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O dia 1° de dezembro é o dia mundial da solidariedade e do respeito com as pessoas que vivem com HIV/aids e de reforçar as mensagens de incentivo à prevenção ao HIV, à aids e às outras DSTs. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde em outubro de 1987 com o apoio da ONU.

Desde que foi instituída a data, pessoas de diferentes culturas e valores morais têm se mobilizado para colocar a aids em debate na sociedade para alertar sobre a importância da prevenção e da assistência às pessoas vivendo com HIV. No Brasil, a data foi oficializada em 1988 por meio de portaria assinada pelo então ministro da Saúde do Brasil.

O laço vermelho, estampado em campanhas em todo o mundo, tornou-se um símbolo de solidariedade, comprometimento e mobilização. Criado em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova Iorque em homenagem aos amigos mortos ou infectados pelo vírus da aids.

O laço vermelho virou moda e se popularizou quando artistas famosos começaram a usá-lo, mostrando para o mundo o compromisso na luta contra a aids. Os idealizadores da criação deste símbolo, segundo o Ministério da Saúde, utilizaram a cor vermelha por lembrar o sangue e a paixão. A idéia do laço simbolizando a solidariedade (duas pontas de uma fita se unindo em um abraço) também é usada em outras mobilizações, apenas mudando-se a cor.

Além do laço, outros símbolos estarão em evidência no período próximo ao dia 1º de Dezembro, como o logo da campanha nacional "Vista-se" de incentivo ao uso de preservativos. "O uso correto e freqüente da camisinha é a melhor forma de prevenção à aids", disse a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário.