Campinas participa da Campanha de Prevenção do Câncer da Pele neste sábado

26/11/2007

Autor: Denize Assis

Campinas participa neste sábado, dia 24 de novembro, da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Das 9h às 15h, pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele devem procurar os ambulatórios dos hospitais Dr. Mário Gatti, Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas) e Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Os sinais suspeitos são crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Além de receber orientações sobre como se proteger do sol, os médicos irão examinar a pele para diagnosticar sinais precoces da doença.

Provocado principalmente pela exposição ao sol sem proteção, no Estado de São Paulo o câncer de pele é o mais comum entre os cânceres notificados nos homens e está em segundo lugar entre os que atingem mulheres.

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, na edição de 2006, bateu o recorde e registrou o maior número de atendimentos gratuitos para exames da pele durante um só dia em Campinas. Os dados coletados apontaram 524 pacientes examinados. Desses, 8,6% apresentaram a doença e foram encaminhados para tratamento gratuito.

Um índice preocupante apontado na campanha é o percentual de brasileiros que ainda se expõem ao sol sem proteção: 67,6%. Nesse grupo, os homens são mais descuidados do que as mulheres: 76,7% afirmaram não se proteger do sol, enquanto 62% das mulheres têm o mesmo hábito. Entre os pacientes que procuraram o atendimento, 16,5% já tiverem algum caso de câncer da pele na família.

Volta ao índice de notícias