Centros de Saúde de Campinas já celebram a Luta Contra a Aids

27/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Ações descentralizadas visam fortalecer incentivo ao uso do preservartivo e diagnóstico precoce do HIV prioritariamente entre mulheres

Dois Centros de Saúde de Campinas, o do jardim Santa Mônica, na região do Distrito Norte de Saúde, e o do Jardim Itatinga, Sudoeste, realizaram eventos, durante o último final de semana (24 e 25 de novembro de 2007) para marcar o período em que é celebrada Luta Contra a Aids. O dia 1º de dezembro é reconhecido como Dia Mundial de Luta Contra a Aids pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As atividades realizadas em Campinas têm apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas. Está prevista para até o dia 6 de dezembro a realização de diferentes eventos realizados por organizações governamentais e não-governamentais para marcar a celebração.

Mulheres

Durante o sábado, dia 24, pelo menos 60 mulheres assistiram, no Centro de Saúde do Jardim Santa Mônica, um filme sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids. A exibição do vídeo, segundo o CS, foi inserida na programação do mutirão de saúde da mulher realizado na unidade durante todo o dia pela equipe da saúde e que continuará ser realizada durante a semana.

No Jardim Itatinga, durante a tarde de domingo, lideranças comunitárias locais, estudantes de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e profissionais do Centro de Saúde local e do Centro de Referência do PMDST/Aids participaram de um desfile com roupas do bazar da Associação Mulheres Guerreiras de Campinas, formada por profissionais do sexo. Uma edição do bazar foi realizada simultaneamente ao desfile nas ruas do bairro.

Programação descentralizada

Durante toda a semana o Programa de DST/Aids participa de eventos em diferentes sítios para celebrar a Luta Contra a Aids. Nesta terça-feira, 28 de novembro, por exemplo, profissionais do Centro de Referência do PMDST/Aids participam, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Ibirapuera, em São Paulo, de premiação para grupos terapêuticos que destacaram-se pelo incentivo à qualidade de vida para pessoas que vivem com HIV/aids.

Zine para gays, bissexuais e travestis

Na noite de quinta-feira, dia 29, é lançado no Centro de Referência do PMDST/Aids de Campinas (Rua Regente Feijó, 637, Centro) o zine "Nem Te Conto", material para incentivo à prevenção ao HIV/aids e outras DSTs produzido com participação de jovens gays, bissexuais, outros homens que fazem sexo com homens (HSHs) e travestis para seus próprios pares.

Distrito Noroeste

Na sexta-feira, véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, todas as unidades do Distrito Noroeste de Saúde realizam atividades relacionadas à celebração da Luta Contra a Aids e de incentivo ao diagnóstico precoce de DST/HIV/aids prioritariamente entre mulheres e de estímulo ao uso da camisinha para prevenção ao HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O Distrito Noroeste de Saúde de Campinas é o primeiro do Brasil a executar, com apoio e matriciamento do PMDST/Aids, ações descentralizadas de incentivo à prevenção.

Fluxus

À noite, no dia 30, o Largo do Carmo (Praça Bento Quirino), Centro, é palco do lançamento do Projeto Fluxus – Arte, Informação e Saúde, composto de intervenções artísticas em espaços públicos da cidade que propõem a reflexão da relação da cidade com a vulnerabilidade humana às doenças sexualmente transmissíveis e ao HIV/aids.

1º de Dezembro na Praça

No sábado, 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, pelo menos 20 mil camisinhas devem ser distribuídas durante o dia no Convívio da Rua 13 de Maio (Praça Ruy Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana de Campinas). Durante o dia a praça será ocupada com tendas por organizações governamentais e não-governamentais.

Feira de Artesanato

Será realizada no local, inclusive, a Feira de Artesanato dos usuários do Centro de Referência do PMDST/Aids, cuja proposta é, ao mesmo tempo promover a redução do preconceito e estigma da sociedade com relação às pessoas que vivem com HIV/aids e promover atividades que possibilitem a geração de renda.

Boa Vista

Os Centros de Saúde também realizam atividades durante o dia 1º de Dezembro. O Centro de Saúde da Vila Boa Vista (Distrito de Saúde Norte) realiza atividades durante todo o dia na própria unidade, voltadas prioritariamente às mulheres. Outros Centros de Saúde da cidade participam de uma caminhada de solidariedade que será realizada no Centro de Campinas.

Desde visitas às residência até uma série de atividades realizadas na rua em frente ao Centro de Saúde serão realizadas pela equipe da saúde em parceria com organizações da sociedade civil organizada.

Caminhada da Solidariedade

A partir de 14h, na Praça Floriano Peixoto (em frente à Estação Cultura) ocorre a concentração para início do Walk For Life – A Grande Caminhada da Solidariedade, movimento realizado em várias cidades do mundo e que pela segunda vez ocorre em Campinas. O Caminhada da Solidariedade vai percorrer a rua 13 de Maio e juntar-se, por volta de 18h, às atividades realizadas na Praça Ruy Barbosa (Convívio).

CTA Ouro Verde

Na segunda-feira, dia 3 de dezembro de 2007, o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas inaugura o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Complexo Hospitalar Ouro Verde. Trata-se do segundo CTA de Campinas. O objetivo é que, com a implantação de um novo serviço especializado em testagem e aconselhamento para teste de HIV/aids e outras DSTs, seja ampliada a capacidade de incentivo ao uso da camisinha e do diagnóstico precoce.

Medicina e Sociedade

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é palco, no dia 6 de dezembro, da encenação de uma peça de teatro sobre aids, tema da disciplina Medicina e Sociedade do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os alunos da Unicamp encenam a peça. Aids foi o tema desta disciplina durante o ano.

Os alunos participaram, através do Centro de Referência do PMDST/Aids do desenvolvimento de projetos junto aos Centros de Saúde de Campinas e organizações não-governamentais (ONGs). As atividades são realizadas de forma descentralizadas e o objetivo do Programa de DST/Aids de Campinas, disse a coordenadora Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário é dar visibilidade ao tema e oferecer resposta qualificada à epidemia.

Resposta

"Estas ações demonstram parte da resposta de Campinas à epidemia. Durante o ano todo o Programa Municipal de DST/Aids e nossos parceiros no Sistema Único de Saúde e na sociedade civil organizada desenvolvemos um conjunto de atividades pautadas através do nosso Plano de Ações e Metas de forma participativa e equânime. Para responder à epidemia de aids buscamos oferecer o conhecimento técnico, a escuta qualificada e o respeito à diversidade", afirmou.

Volta ao índice de notícias