Hospital Ouro verde está com 93% da obra concluída

27/11/2007

Autor: Camila

A construção dos mais de 17 mil m2 do Hospital Ouro Verde segue em ritmo acelerado. O prefeito Hélio de Oliveira Santos, o secretário de saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e demais representantes de hospitais da cidade acompanharam o andamento da obra na manhã desta segunda-feira, 26 de novembro.

A obra já atingiu 93% dos serviços realizados com toda a parte de estrutura e alvenaria já concluídas. Segundo o engenheiro da secretaria de Infra-Estrutura, Renato de Camargo Barros, o planejamento e execução da obra foram divididas em sete fases. "Em todas as áreas estamos com equipes trabalhando, algumas já estão em fase acabamento, outras como a área administrativa, por exemplo, estão concentrados os serviços mais pesados".

Durante a visita, Dr. Hélio explicou aos superintendentes do Hospital das Clínicas da Unicamp, Luiz Carlos Zeferino, e do Hospital e Maternidade Celso Pierro da Puc-Campinas, Antônio Celso de Moraes, e demais médicos presentes algumas características particulares do Hospital Ouro Verde. "Aqui vamos trabalhar principalmente com o foco em três vertentes: a área de transplante, reabilitação e tecnologia. Temos que ter uma visão multifuncional de todo esse complexo fazendo o uso da tecnologia a favor da população, barateando custos e expandindo esse conhecimento para todo o país".

Na área de UTI adulto e pediátrica uma das características física é a presença da iluminação shed, que permitem a entrada da luz do dia nas unidades. Segundo o diretor do Complexo Ouro Verde, Roberto Avancini de Almeida, isso revela o conceito de humanização que estará presente no Hospital: "O projeto todo está voltado para a humanização do atendimento, onde os pacientes terão oportunidade de sociabilizar. As UTI’s são um exemplo, a pessoa não irá perder noção do tempo, com a entrada de luz ela sabe quando é dia, noite, nós não precisamos isolá-la do contato com o mundo".

Outra preocupação presente no hospital Ouro Verde é com o meio ambiente. Para isso em parceria com a Sanasa está sendo construído no local uma estação de tratamento dos efluentes, onde os resíduos hospitalares serão pré-processados antes de entrar na rede de coleta doméstica.

Na ocasião, os presentes puderam conhecer todas as áreas do hospital: ortopedia, radiologia, UTI adulto e pediátrica, saúde mental, clínica cirúrgica, reabilitação física, enfermaria, entre outras.

Dr. Hélio afirmou que o objetivo da visita foi um intercâmbio de conhecimento. "Hoje os representantes da Unicamp, Puc-Campinas e setores estratégicos da saúde puderam conhecer um pouco da filosofia do Hospital Ouro Verde. E temos que estar discutindo juntos para que possamos trabalhar no atendimento das demandas para essa população de 400 mil habitantes que representa uma cidade de médio porte".

Para o superintendente do Hospital e Maternidade Celso Pierro da Puc-Campinas, Antônio Celso de Moraes, a construção do Ouro Verde representa atender uma demanda importante na cidade. "É uma grande obra, um hospital amplo e moderno e nós vamos trabalhar juntos com a Prefeitura para atender essa população", afirmou.

O Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, informou que o objetivo, ao reunir representantes de outros hospitais para uma visita técnica às obras do hospital, é promover um planejamento integrado com as demais unidades hospitalares municipais para que, dentro da regulação da urgência e emergência no município, o hospital possa ter impacto em todo município e não somente na região do Ouro Verde.

“Além disso, queremos afinar os trabalhos deste hospital a fim de evitar duplicidade entre serviços. Esta comissão conheceu as várias áreas do hospital e depois da visita constitui-se um grupo de trabalho que vai reunir-se semanalmente para planejar e executar a implantação da unidade”, disse José Francisco Saraiva.