Definidas atrações artísticas do 1º de Dezembro na Praça, que acontece neste sábado, Dia Mundial de Luta Contra a Aids no Convívio da 13

29/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Evento é organizado pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas; apresentações são públicas e gratuitas, das 10h30 às 18h30

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas organizou para este sábado, 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, um conjunto de apresentações artísticas no Convívio da Rua 13 de Maio (Praça Ruy Barbosa – atrás da Catedral Metropolitana de Campinas) para celebrar a data.

A partir das 8h a praça será ocupada por técnicos do Centro de Referência do PMDST/Aids e parceiros que montaram tendas de material educativo e informativo sobre DSTs, HIV e aids e de incentivo à prevenção às DSTs/HIV/aids. É a partir deste horário que têm início as transmissões da Rádio Atitude, que será montada na própria praça e vai operar neste dia especialmente para o evento.

Haverá tendas com seguintes temas: Mulheres, casas de apoio às pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais (LGTTB), juventude, além de uma Feira de Artesanato produzido pelos usuários do Centro de Referência do PMDST/Aids que encontram-se em tratamento. As apresentações artísticas ocorrem no palco fixo do Convívio (Praça Ruy Barbosa).

Às 10h30 apresenta-se o grupo musical Canto do Centro, formado por trabalhadores e parceiros do Centro de Referência do PMDST/Aids. O grupo foi criado em 2006 e traz repertório de músicas populares interpretadas sob regência de um maestro. O grupo Canto do Centro apresentou-se no dia 1º de Dezembro de 2006 durante evento semelhante promovido no mesmo local.

A dança, um dos elementos do movimento Hip Hop entra em cena ao meio-dia com a apresentação do grupo de bboys Zulu BBoys Crew. Os artistas apresentam-se gratuitamente e o local foi escolhido justamente por concentrar grande número de pessoas que poderão assistir a apresentação de uma arte urbana relacionando o tema aids.

E ainda no início da tarde de sábado é a comunidade da escola de samba Leões da Vila Padre Anchieta que traz à praça uma roda de samba. Esta apresentação, com artistas populares de Campinas, está marcada para ter início às 13h30, no mesmo local (o Convívio da Rua 13 de Maio).

As apresentações artísticas do 1º de Dezembro na Praça têm continuidade por volta de 17h30 com a apresentação do grupo de rock Expresso 4.11 , que traz seu "afro-rock" recentemente apresentado no disco "Caminho do Portal", lançado em novembro na Estação Cultura, em Campinas, quando a banda aderiu à campanha nacional "Vista-se! Use sempre camisinha".

O show marca o encerramento da caminhada Walk For Life – A Grande Caminhada da Solidariedade, que deve chegar ao local neste horário, após saída da Estação Cultura. Mas não é o encerramento do 1º de Dezembro na Praça, que continua mesmo depois do Expresso 4.11 para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Campinas.

O encerramento das apresentações é após os shows de drag queens, que deve começar por volta de 18h30. Apresentam-se o grupo de drags formado por Camile, Dandara e Monalise e o encerramento, com Leslie Top. Durante todo o dia serão distribuídas cerca de 20 mil camisinhas, de graça, para a população que participar do evento.

Serviço:

8h – Rádio Atitude

10h30 – Canto do Centro

12h – Zulu BBoys Crew

13h30 – Roda de Samba Leões da Vila Padre Anchieta

17h30 – Expresso 4.11

18h30 – Show do grupo de drag queens Camile, Dandara e Monalisa e da drag Leslie Top

Local: Praça Ruy Barbosa – Convívio – Centro – Atrás da Catedral Metropolitana de Campinas