Projeto do Programa de DST e Aids de Campinas leva arte, saúde e informação a espaços públicos

29/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Trabalho da artista plástica Vânia Mignone marca lançamento de um conjunto de intervenções artísticas para resposta à epidemia

Outdoors que reproduzem uma pintura de Vânia Mignone criada especialmente para este projeto trazem à cidade, a partir de sexta, 30 de novembro, a proposta de Fluxus – Informação, Arte e Saúde, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas.

O projeto é lançado nesta sexta-feira, dia 30 de novembro de 2007, véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, para marcar a data. A idéia é produzir novas linguagens para a prevenção e aconselhamento às doenças sexualmente transmissíveis e à aids. Esta é a primeira de uma série intervenções artísticas que serão realizadas em 2008 em espaços públicos com grande circulação de pessoas.

Além de Vânia Mignone, Sylvia Furegatti, Samantha Moreira (Ateliê Aberto), Fábio de Bittencourt, Cecília Stelini e diferentes coletivos de grafite, também firmaram esta parceria para provocar reflexões sobre a cidade, seus fluxos e a epidemia de aids.

O lançamento é no Largo do Carmo (Praça Bento Quirino), Centro. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebem estes artistas e convidados para dialogar sobre a arte nos espaços públicos e suas criações no projeto Fluxus..

Foram convidados artistas de Campinas para abordar o tema aids através de diferentes linguagens em suas obras. Trata-se de um assunto de múltiplas potências, capaz de afetar a subjetividade e a maneira de viver. Os trabalhos serão expostos em espaços públicos.

A cada 15 dias uma equipe do Centro de Referência do Programa Municipal de de DST/Aids estará na praça à disposição para esclarecer dúvidas sobre DSTs e aids, uso correto da camisinha masculina e feminina, distribuição de material educativo e orientações sobre como acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas.

A equipe oferecerá orientações por meio de escuta qualificada sobre dúvidas e sentimentos relacionados a fazer ou não o exame de HIV e outras DSTs. O teste de HIV é gratuito e sigiloso. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ele pode ser feito de forma anônima. Informações sobre o exame pelo telefone (19) 3236 – 3711, de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou à rua Regente Feijó, 637, Centro.

Símbolo. Nos anos 90 também foi um grupo de artistas que definiu o laço vermelho, estampado em campanhas em todo o mundo, como um símbolo de solidariedade, comprometimento e mobilização. Criado em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova Iorque em homenagem aos amigos mortos ou que viviam com o vírus da aids, o laço virou moda e se popularizou quando artistas famosos começaram a usá-lo, mostrando para o mundo o compromisso na luta contra a aids.

A cor vermelha do laço foi escolhida por lembrar o sangue e a paixão. A idéia do laço simbolizando a solidariedade (duas pontas de uma fita se unindo em um abraço) também é usada em outras mobilizações, apenas mudando-se a cor.

O dia 1° de dezembro é o dia mundial da solidariedade e do respeito com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em outubro de 1987 com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data foi oficializada em 1988 por meio de portaria assinada pelo Ministro da Saúde.