Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas ganha prêmio nacional "Saúde Brasil" com Grupo de Caminhada

30/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Premiação ocorreu nesta terça-feira, dia 27 de novembro de 2007, no Museu de Arte Moderna (MAM); projeto foi selecionado entre mais de 90 participantes

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas tem mais um motivo para comemorar. Com o projeto Grupo de Caminhada, a "Atlética do CR", realizado desde 2005, o serviço conquistou o 4° Prêmio Aids de Responsabilidade Social Saúde Brasil.

A premiação foi na noite de terça-feira, 27 de novembro de 2007, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Ibirapuera, em São Paulo. O concurso, que tem como objetivo incentivar ações em benefício das pessoas que vivem com HIV/aids e seus familiares, é realizado anualmente pela Aguilla Saúde Brasil, que desenvolve ações educativas na área de saúde. O Prêmio, que já teve a quinta edição confirmada para 2008, contou, neste ano, com 90 trabalhos inscritos.

A idéia de um grupo que realizasse atividades físicas surgiu no ano de 2005, através da sugestão de um usuário do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids (CR-PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas durante suas sessões de psicoterapia.

Após a discussão da idéia inicial pela equipe técnica, foi proposta a criação do Grupo de Caminhada que se transformou em um projeto do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids, que visa melhorar a qualidade de vida e promover adesão ao tratamento. Com o aumento dos participantes as possibilidades começaram ser ampliadas. Novas idéias surgiram.

Atualmente o Grupo tem uma programação mensal e possui atividades como: caminhada em diversos espaços públicos da cidade de Campinas e região, ginástica harmônica, ioga, vôlei e musculação. Mantém uma freqüência média de 25 participantes por encontro e ocorre pelo menos uma vez por semana das 8h às 11h30. No final do encontro é realizada uma roda para reflexão das atividades do dia.

Em todos os encontros é reforçada a importância da adesão ao tratamento. Os resultados positivos na qualidade de vida dos participantes são observados de diversas maneiras: Melhora do estado nutricional e emocional, na adesão ao tratamento, na inserção em outros projetos de inclusão social, na relação entre o serviço e seus usuários e no entusiasmo visível com que participam.

Enfrentar a síndrome com a promoção da saúde, driblar as dislipidemias, o isolamento social e a depressão, fortalecer a idéia de que técnicos, usuários, familiares e parceiros aprendem dia a após dia uma nova forma de trabalhar com saúde e qualidade de vida com as pessoas vivendo com HIV/aids e com a prevenção positiva estão entre os objetivos e desafios do CR com este Grupo.