Atividades na Lagoa do Taquaral marcam Dia da Pessoa com Deficiência em Campinas

30/11/2007

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Internacional de Luta pelas Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, Campinas promove no próximo domingo, dia 2, das 8h às 14h, nas quadras e demais espaços do portão 5 da Lagoa do Taquaral, uma vasta programação esportiva e de lazer e cultura.

O evento é promovido pelo Instituto Meta Social, com a colaboração do Tênis Clube e da Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Cultura, Esportes e Lazer.

Estão inclusos nesta programação: futebol com guizo, basquete, vôlei, corrida, caminhada, yoga, pilates, alongamento, bicicleta, massagem, jogos recreativos, oficina de origami, música, dança, coral, show ao vivo, atividades infantis lúdicas e outras. As entidades convidadas e a Prefeitura montarão tendas com material informativo sobre sua atividade e deficiências que tratam.

Segundo a médica neuropediatra Maria Luíza Ardinghi Brollo, coordenadora do Programa Municipal de Reabilitação da Secretaria de Saúde, as atividades, gratuitas, serão ofertadas para toda a comunidade, para pessoas com e sem deficiência. “As pessoas têm que estar juntas, se divertirem juntas. Isto significa promover a inclusão de todos”, diz Maria Luíza.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,5 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, o que representa 14,5% da população brasileira. As pessoas com deficiência representam um dos grupos mais marginalizados e seus direitos têm sido ignorados ou negados rotineiramente em várias partes do mundo.

Saiba mais. Em Campinas, a coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Saúde, é responsável pela formulação, acompanhamento e avaliação das ações de atenção à saúde e reabilitação desse grupo populacional, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Saúde das Pessoas com Deficiência.

Nos últimos dois anos, esta coordenação, por meio do Programa Municipal de Reabilitação, implementou uma série de ações para ampliar e qualificar a assistência a pessoas portadoras de deficiência no município.

Uma das ações foi a retomada, em julho passado, da entrega de cadeiras de rodas para pacientes que participam do Projeto de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. No total, até dezembro, serão entregues 380 cadeiras. Adquiridas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), as cadeiras são prescritas de acordo com idade, tamanho e necessidade determinada pelo problema.

Além das cadeiras de rodas, o Programa Municipal de Reabilitação de Campinas foi ampliado com: reabilitação auditiva com concessão de aparelhos de amplificação sonora, por meio de convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas); retaguarda para reabilitação de deficiência intelectual, junto ao Núcleo de Atendimento Clínico da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que passou a ser conveniada da Secretaria de Saúde; e concessão de prótese ocular na Policlínica II.

O Programa Municipal de Reabilitação também atende a todos os bebês de risco que nascem em Campinas. São crianças que nascem com má formação ou que tenham tido parto prematuro extremo entre outros casos. Elas são encaminhadas ao Projeto Fênix (no Ambulatório de Neonatologia Patológica do Hospital Mário Gatti), que realiza acompanhamento e avalia o desenvolvimento destas crianças e, se necessário, encaminha-os para estimulação.

O CRR fica na avenida Atílio Miato, 210, em Sousas. O telefone da unidade é 3258-6011.

Volta ao índice de notícias