The House realiza festa "Vista-se" com apoio do Programa DST/Aids de Campinas" e distribuição de 2 mil camisinhas

30/11/2007

Autor: Eli Fernandes

Evento é no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e integra conjunto de ações para gays, bissexuais, outros homens que fazem sexo com homens e travestis

A boate GLS The House realiza neste sábado, 1º de Dezembro, a festa temática "Vista-se", com base no conceito da campanha nacional de prevenção ao HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Trata-se de incentivo ao uso correto e freqüente do preservativo masculino, ou seja, da camisinha, em todas as relações sexuais.

É diretriz do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas o incentivo ao uso do preservativo e apoio às iniciativas para prevenção à aids entre o público de bissexuais, gays, outros homens que fazem sexo com homens (HSHs) e travestis.

A festa, que contará com a presença de Léo Áquila, drag queen famosa no meio GLS, está marcada para ter início na noite de sábado e seguir pela madrugada do domingo. Léo Áquila, de acordo com a casa, é bem acolhida pela população que freqüenta o espaço e aceita que a sua imagem seja vinculada a esta campanha.

Cerca de 2 mil camisinhas deverão ser distribuídas neste evento. Durante o ano, outros estabelecimentos que atuam junto a este público também realizaram eventos que tiveram o apoio do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas. Na Boate The House funcionários usarão camisetas com a marca da campanha.

Vista-se, use sempre camisinha

"Vista-se" é a marca que tem assinado peças de promoção ao uso do preservativo produzidas pelo Ministério da Saúde e seus parceiros, sejam instituições governamentais (como o Programa DST/Aids de Campinas) ou da sociedade civil organizada.

Organizações Não-Governamentais (ONGs), empresas da iniciativa privada e outras instituições governamentais podem aplicar a marca em seus materiais de prevenção. Esta marca usa a força do símbolo como elemento de comunicação.

O objetivo é que, com o tempo e com a insistência em sua exposição, o símbolo da campanha "Vista-se" pode tomar o lugar da mensagem "use sempre camisinha". O entendimento de um símbolo pode ser mais rápido, mais objetivo e direto, além de possibilitar outras aplicações de visibilidade, fora da mídia convencional.

A marca foi inicialmente usada em 2005 e continuou sendo utilizada posteriormente no Carnaval e nas campanhas de prevenção entre mulheres e público de bissexuais, gays, outros HSHs e travestis. Esta continuidade do uso da marca "Vista-se" se dá na busca de atingir um público específico. Em Campinas, os espaços que esta população freqüenta são diferenciados. O Programa Municipal de DST/Aids, neste caso, volta-se para o espaço que freqüentado pelos mais jovens desta população.