Prefeitura reforça combate à dengue em cemitérios no Dia de Finados

03/11/2008

Autor: Denize Assis

No próximo domingo, 2 de novembro, Dia de Finados, a Secretaria de Saúde de Campinas promove atividades de informação, educação e mobilização social sobre dengue nos cemitérios Parque Aléias e Flamboyant, quando estes locais devem receber milhares de visitantes.

Com o objetivo de orientar e alertar a população sobre como evitar que os vasos de flores transformem-se em criadouros de dengue, as Vigilâncias Sul e Leste vão manter equipes com supervisores e ajudantes de controle ambiental e agentes comunitários de saúde para fazer entrega de folhetos e material educativo, orientar e tirar dúvidas.

Também serão expostas maquetes com exemplares do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e com modelos corretos de recipientes para impedir que transformem-se em criadouros.

O supervisor geral de dengue Daniel Dela Libera Rodrigues, da Visa Sul, informa que, nos últimos anos, a Prefeitura tem desenvolvido trabalhos nos cemitérios, principalmente antes e após o Dia de Finados, quando os locais recebem maior número de pessoas.

“Promovemos atividades que incluem perfuração dos vasos – nos cemitérios que têm vasos e floreiras - e ações educativas entre cuidadores e visitadores e, periodicamente, desenvolvemos trabalhos de manutenção”, diz.