Visa Sul e CS Paranapanema levam ação Preventiva de dengue a deficientes visuais

28/11/2008

Autor: Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) Sul e o Centro de Saúde (CS) Paranapanema promoveram nesta quinta-feira, 27 de novembro, das 9h às 11h, no Centro Cultural Luis Braille, no Jardim Proença, região sul de Campinas, palestra sobre dengue para pessoas com deficiência visual.

Mais de 40 cidadãos participaram da ação que teve apresentação em Braille dos diversos materiais, inclusive das fases do mosquito Aedes Aegypti, vetor do vírus da dengue. Também houve exposição de larvas vivas, panfletos, cartilhas e de uma maquete com exemplos de atitudes corretas e equivocadas em relação à doença.

Além dos deficientes visuais, o evento contou com presença de funcionários, representantes da comunidade e alunos de escolas próximas, que participaram de uma palestra.

“A receptividade foi muito boa. As pessoas participaram, esclareceram dúvidas, se mostraram bastante interessadas. Nossa preocupação é com a chegada dos meses de calor e chuvas, quando ocorre aumento de casos. É necessário mobilizar toda comunidade para que compreenda a importância de cuidar de seus espaços privados, ficando ao governo a responsabilidade de cuidar dos espaços públicos”, disse Tânia Regina Cauduro Camilo, supervisora de controle ambiental da Visa Sul.

Ela ressaltou a importante participação dos agentes comunitários de saúde no planejamento e execução da atividade.

Campinas registrou 239 casos de dengue em 2008. Este número é 98% menor do que o verificado no mesmo período de 2007.

Volta ao índice de notícias