Devisa confirma mais um caso de infecção latente de tuberculose

21/11/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) informou nesta quarta-feira, 21 de novembro, que foi confirmado mais um caso de infecção latente de tuberculose (quando o paciente tem o bacilo, mas não desenvolve a doença) em um bebê nascido no Hospital e Maternidade Madre Theodora entre janeiro e junho de 2012.

Desde 25 de setembro, quando começaram os exames, foram diagnosticados 12 casos de tuberculose e 42 infecções latentes. Cinco crianças ainda passam por investigação. No total, foram atendidas 469 crianças, sendo que 410 não apresentaram nenhum problema.

O tratamento da tuberculose é feito na rede pública de Saúde com três antibióticos administrados durante seis meses. Os casos de infecção latente são tratados com um antibiótico, também durante seis meses.

Entenda o caso

Em agosto de 2012 a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio deste ano, além de uma funcionária, foram diagnosticadas com a doença em abril e agosto deste ano.

Por esse motivo, 1.300 crianças nascidas entre janeiro e junho deste ano começaram a passar por exames em 25 de setembro. Os pais estão sendo convocados por carta.

Volta ao índice de notícias