Dengue: Saúde orienta população e remove possíveis criadouros

24/11/2012

Autor: Edison Souza

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) realizou, neste sábado, dia 24 de novembro, um arrastão para remover possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, nos bairros Vila Vitória e Jardim Novo Flamboyant.

Essa atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Combate à Dengue e a população foi orientada, com a distribuição de material educativo, sobre os hábitos do mosquito e principalmente sobre como evitar sua proliferação, melhor método para prevenir a doença.?

Segundo supervisor de controle ambiental, Jeovani dos Santos, 15 profissionais (11 do setor de Saúde e 4 do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) iniciaram as atividades a partir das 7h. Foram recolhidos três caminhões entre latas, plásticos e outros criadouros removíveis. "Foi um trabalho integrado envolvendo agentes de saúde, agentes de controle ambiental, funcionários do DLU e da Zoonoses. Nós avisamos também as pessoas que os materiais que eles não quiserem descartar precisam necessariamente ficar cobertos mas, no geral, nosso pessoal foi bem recebido e a ação em si bastante proveitosa", concluiu.

Novo subtipo

Para o verão deste ano, cujo início será às 3h30 do dia 22 de dezembro, o Devisa enfatiza que a população deve ter uma atenção maior na prevenção da doença. O alerta se deve ao fato de que um novo subtipo da doença, o DENV 4, foi diagnosticado pela primeira vez na cidade desde a reintrodução do vírus no Brasil, na década de 1990.

Este subtipo não é mais grave que os outros três e quando a pessoa contrai um tipo de dengue, fica imune a ele depois de curada. Mas, se a pessoa contrair outro subtipo, existe o risco maior da doença se apresentar de maneira mais grave.

Como Campinas teve epidemias pelos vírus DENV 1, 2 e 3, muitas pessoas já adquiriram imunidade natural a estes sorotipos. Com um novo vírus circulando, uma pessoa que já teve outro sorotipo de vírus pode contrair novamente a doença e com um risco maior.

Histórico

Depois de 28 anos sem ocorrências do sorotipo, essa variedade do vírus voltou a circular no Brasil em 2010. Ele está em circulação no estado de São Paulo desde 2011 e, na região, foi identificado em maio, nos municípios de Sumaré e Rio Claro.

Os cuidados a serem obedecidos são os mesmos já conhecidos de toda a população. As caixas d´água devem estar totalmente vedadas, é necessário fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada, além retirar a água parada das lajes e não deixar materiais expostos nos quintais que permitam acúmulo de água.

Não deixar a água acumulada nos suportes dos vasos de plantas e evitar o acúmulo de pneus nos quintais também são orientações já difundidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2012 Campinas registrou uma queda de 70% no número de casos em comparação com o mesmo período no ano passado. Até outubro, foram 941 casos, contra 3.136 no mesmo período do ano passado. Em 2011 foram registrados 3.178 casos.

Fotos de Rogério Capela