Campanha 'Fique Sabendo', contra Aids, é reforçada em Campinas

29/11/2013

Autor: -

Para marcar o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, oficialmente realizado em 1º de dezembro, a Prefeitura de Campinas, através do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou durante o decorrer desta semana a campanha “Fique Sabendo”. A campanha visa incentivar a população a realizar a testagem para obter o diagnóstico precoce do HIV, que já atingiu um total de 6.768 casos notificados na cidade. O encerramento ocorre nesta sexta-feira, dia 29, e os destaques no Largo do Rosário são a distribuição de panfletos, informações e preservativos, além das presenças do Dino, da moto rosa e o show da Priscila Drag, figuras públicas que apoiam a campanha no municipio.

De rosa da cabeça aos pés, salto de 10 centímetros, Dino chama atenção ao desfilar pelo Largo do Rosário, hoje com 60 anos, “mas corpinho de 20 e cabeça de 18”, como ele próprio define. É a sétima participação dele nas campanhas de luta contra o HIV/Aids realizadas pelo Centro de Referencia do município, local onde realiza seu tratamento. Ele conta que há 20 anos teve um desmaio súbito e, ao ser encaminhado para o hospital, fez um exame e foi diagnosticado com o vírus do HIV. Durante essa primeira internação conheceu Claudia Barros, que hoje é coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids. “Quando descobri a doença, eu fui participar de um encontro de motos em Vinhedo e lá fui alvejado com latas de cerveja. Eu assumi publicamente a doença e sofri preconceito por isso, mas quero mostrar para as pessoas que é possível viver com Aids. Eu fui à luta e estou muito bem. Mesmo sofrendo o preconceito sinto que devia estar lá pra mostrar que muitos ali também poderiam ter a doença e nem sabiam”, conta Dino entre as abanadas de seu leque rosa.

Um dos objetivos do evento é lembrar que a doença existe é previnível, mas também que os tratamentos hoje são avançados e é possível ter qualidade de vida. Atualmente, Campinas tem mantido a média de 260 novos casos de HIV notificados por ano, o que demonstra a epidemia com tendência de estabilidade na cidade. “A doença passou por várias etapas diferentes, antigamente as pessoas recebiam o diagnóstico como um atestado de óbito, isso mudou hoje, mas é importante enfatizar que os grupos de risco não existem mais, todos estão suscetíveis ao vírus”, explica a coordenadora do Centro de Testagem do Complexo Hospitalar Ouro Verde, Heloisa Maria Castro, que trabalha há 18 anos no Programa Municipal de Aids.

Quem passou pela praça durante o horário do almoço pode conferir ainda um show da Priscila Drag, que chega a ter 2,15 metros com salto alto e completa 16 anos de carreira em fevereiro de 2014. Esse ano foi terceira vez que ela deu apoio à campanha e se apresentou. “Eu apoio porque acho importante que as pessoas tenham acesso à informação, assim elas podem se prevenir melhor”, conta Priscila.

Por volta das 17h, serão soltos balões brancos alusivos às pessoas que vivem ou viveram com Aids no Município. Já na praça Bento Quirino será oferecida testagem rápida para HIV das 19h às 22h.

“As pessoas devem fazer o teste que detecta a doença para não ter dúvidas, mas principalmente devem usar sempre camisinha e procurarem informações e solidariedade, que são a chave para diminuir o preconceito com as Pessoas com o HIV/Aids”, afirma a coordenadora Claudia Barros.

Em Campinas, mesmo após o término da campanha, os testes rápidos para HIV podem ser feitos nos dois Centros de testagem do município, um localizado no centro de Referência em DST/Aids, na Rua Regente Feijó, número 637 e o outro dentro do Complexo Hospitalar Ouro Verde, que fica na Avenida Rui Rodrigues, número 3434. Todos os 63 Centros de Saúde da cidade oferecem o teste convencional para a identificação da doença.

Crédito: Carlos Bassan
Criatividade e cores nos céus de Campinas