Saúde dá assistência a famílias atingidas pelas enchentes

24/12/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas está dando assistência às 55 famílias que tiveram suas casas alagadas em conseqüência das chuvas do último final de semana. Todas são residentes da região Noroeste da cidade, sendo 40 do Residencial Progresso, no Florence I, seis do Satélite Íris III e nove do Florence II.

As pessoas estão recebendo a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e sendo informadas com relação à leptospirose, doença transmitida por meio da urina do rato. Além disso, ganharam hipoclorito e foram orientadas sobre como limpar a casa com o produto. Também foram esclarecidas com relação à água para consumo humano.

A ação da Secretaria de Saúde é parte do Plano Verão 2002/2003 da Prefeitura de Campinas. O Plano, estabelecido pela Defesa Civil, reúne as Secretarias de Assistência Social, Habitação, Obras, Educação, Saúde, além da Guarda Municipal, Sanasa e da Emdec.

A Secretaria de Saúde orienta às pessoas que tiverem suas casas atingidas pelas águas da chuva que procurem o Centro de Saúde da sua região para receberem os cuidados e orientações necessários. No caso de toda uma comunidade ser atingida, já existe um fluxo, estabelecido pelo Plano Verão, no qual a Defesa Civil aciona a Vigilância em Saúde que entra em contato com o Distrito de Saúde que, por sua vez, aciona o Centro de Saúde para dar atendimento aos moradores.