Para priorizar e agilizar obras, Prefeitura descentraliza atividades do CCZ

02/12/2005

Medida foi adotada com base em critérios técnicos
e também por indicação dos engenheiros da obra

A Prefeitura de Campinas decidiu priorizar e agilizar as obras de reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) do município, que funciona na rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista. Portanto, com o objetivo de possibilitar que a empresa contratada intensifique os trabalhos, será necessário manter o prédio da unidade desocupado e realocar os funcionários. A construção foi iniciada em 15 de setembro passado e a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em 300 dias.

Para não comprometer o atendimento à população, a partir de segunda-feira, dia 5 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde vai manter as ações de prevenção e controle de zoonoses, de forma descentralizada, nos Distritos de Saúde e em outros órgãos da Prefeitura onde os funcionários do CCZ passam a atuar. O deslocamento foi estudado de maneira que concilie as necessidades dos serviços com a proximidade da residência de cada servidor, respeitando as atribuições do cargo.

O recolhimento de animais será mantido, conforme indicação técnica, com apoio da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, sendo que estes vão ser encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Hortolândia, unidade com a qual a Secretaria de Saúde de Campinas estabeleceu termo de parceria.

A Secretaria de Saúde informa que, para solicitar os serviços das equipes do CCZ, a população deve entrar em contato com os Centros de Saúde e Distritos de Saúde. Além disso, no CCZ, para onde caso algum cidadão recorra, haverá uma equipe pronta para atender aos chamados, avaliar a demanda e encaminhar o caso conforme a necessidade. Os telefones do CCZ são (19) 3245-1219 e 3245-2268.

Os cinco animais que se encontram atualmente no CCZ - quatro éguas e uma vaca - vão continuar no local, sob cuidados de um funcionário, até que ocorra a resolução administrativa das doações.

A equipe de avaliação e controle de fauna sinantrópica – escorpiões, ratos, cobras, aranhas, morcegos e outros – vai estar lotada no Distrito de Saúde Leste e a equipe que atua nas ações de controle ambiental no Distrito de Saúde Sul. O Distrito de Saúde Leste fica na rua Carolina Florence, 836, Vila Nova, e atende pelo telefone (19) 3243-9900. O Distrito de Saúde Sul está localizado na rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 401, Vila Industrial, e atende pelo telefone 3273-5999.

A Secretaria de Saúde informa, ainda que, como já ocorre no município, em situações de emergência de saúde pública, qualquer serviço ou servidor da saúde pode ser chamado para o atendimento, dentro de suas atribuições.

A reforma. A construção do CCZ - orçada em R$ 473 mil reais, sendo R$ 394 do Ministério da Saúde e R$ 79 mil de contrapartida da Prefeitura - inclui modernização dos canis de apreensão e de observação, da sala de necropsia e da área de manutenção de grandes animais.

"As modificações foram programadas para facilitar a alimentação dos animais e higienização dos abrigos. E também vão proporcionar condições mais adequadas para o acolhimento do animal durante o período em que ele permanecer apreendido, conforme prevê a lei", diz Edison Martins da Silveira, coordenador do Distrito de Saúde Norte, ao qual está ligado o CCZ.

Também está prevista reforma e adequação do sistema de captação, drenagem e tratamento dos resíduos e adequação das instalações para garantir as condições de saúde do trabalhador. O objetivo, de acordo com Edison, é proporcionar mais segurança e minimizar riscos de acidentes, de doenças por esforço repetitivo e por outras condições inadequadas. As modificações na unidade incluem, ainda, reforma da área administrativa e adequações no refeitório e centro cirúrgico.

Segundo a Secretaria de Saúde, o projeto de reforma e ampliação do CCZ foi elaborado por uma equipe técnica da pasta com participação de servidores da unidade, obedecendo todas as exigências previstas na legislação vigente.

Saiba sobre o CCZ. O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde, mantido com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como função principal o controle e prevenção das zoonoses – doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem como leptospirose, raiva, leishmaniose, febre maculosa entre outras.

Além disso, participa do sistema de vigilância em saúde, faz controle e prevenção de animais da fauna sinantrópica, desenvolve atividades como apreensão de animais pequenos e de grande porte em vias públicas, promove controle da população urbana de animais e atividades educativas sobre posse responsável de animais domésticos de estimação.

A equipe do centro também atua no controle de pragas urbanas como ratos, escorpiões e baratas, desenvolve campanha contra a raiva animal e é posto permanente de vacinação contra a raiva e de doação de animais. O CCZ ainda oferece treinamento a profissionais de saúde no manejo de animais e controle das zoonoses e presta apoio a todos os serviços de saúde do município e de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas.

A unidade, que conta com uma equipe composta por mais de 60 profissionais, entre veterinários, biólogos, técnicos de várias áreas afins e pessoal administrativo, também possui um laboratório que faz identificação de larvas do mosquito da dengue e de espécies de morcegos, carrapatos, arranhas, entre outros animais.

Denize Assis