Campinas vai colocar em prática projeto sobre parasitose infantil

21/12/2006

A Prefeitura de Campinas vai colocar em prática no início de 2007 o Projeto de Educação em Saúde sobre Parasitose Infantil. O plano, elaborado pela área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, consiste na execução de ações preventivas-educacionais e terapêuticas de parasitoses intestinais.

O projeto, que está em fase final de elaboração, vai envolver ações da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social, Ceasa, Grupo Gestor da Alimentação Escolar e Departamento de Comunicação (Decom).

“Vamos focar principalmente as ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social voltada para unidades básicas de saúde, escolas, centros de educação infantil (Cemeis) e repartições públicas. O plano também inclui o tratamento das pessoas infectadas, após realização de exames de fezes, medida que já é realizada na rotina da rede pública municipal de saúde”, informa a médica pediatra Maria Fernanda Haddad, coordenadora municipal da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente de Campinas.

Maria Fernanda diz que as parasitoses intestinais apresentam alta prevalência na população brasileira, principalmente em crianças. Em Campinas, segundo trabalhos científicos realizados recentemente, a prevalência de parasitose intestinal na população varia de 18,8% a 21,2%, sendo crianças na faixa etária de 2 anos a 12 anos as mais acometidas.

Trabalho realizado no Laboratório Municipal de Patologia Clínica em 2005 mostrou que 21,2% dos exames proctoparasitológicos foram positivos. Deste total, 80,7% apresentaram 1 parasita, 15,7% dois e 3,5% 3 ou mais. Este mesmo trabalho mostrou a seguinte freqüência de parasitas: Giárdia lamblia (4,02%), Ascaris lumbricoides (2,57%), strogiloides stercoralis (0,95%), Trichuris trichiura (0,68%) e Ancilostomidiae (0,61%).

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e consensos do Ministério da Saúde, a abordagem do problema das parasitoses intestinais deve ser na área preventiva (educacional) e terapêutica (tratamento das pessoas infectadas). “Estudos mostram que a relação eficiência/eficácia em tratar-se a população indiscriminadamente (em massa) não é vantajosa”, observa Maria Fernanda.

A coordenadora explica que a campanha educativa prevista no projeto será desenvolvida em parceria com o Departamento de Comunicação da Prefeitura (Decom) de Campinas e inclui: distribuição de cartazes explicativos e filipetas nas unidades básicas de saúde e em repartições públicas; folderes desenvolvidos especialmente para crianças; atividades interativas educacionais em escolas para a faixa etária prioritária; e divulgação de peças publicitárias em rádios, emissoras de televisão e jornais.

A perspectiva da Secretaria de Saúde é que o projeto seja colocado em prática em março.

Saiba mais.

As parasitoses são causadas por vermes ou protozoários que estão presentes na água contaminada, solo e alguns são transmitidos ao homem por animais domésticos como gato e cachorro. Estes parasitas se alojam no organismo, se alimentam de sangue ou do conteúdo intestinal e causam uma série de prejuízos.

Os sintomas comuns das parasitoses são dores abdominais, diarréias e, em casos mais graves, anemias e desnutrição. A maioria delas pode ser evitada por medidas de higiene e limpeza, outras necessitam de cuidados específicos.

Como evitar:

- Lave as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições;

- Como somente carne bem passada;

- Mantenha limpa a casa e o terreno ao redor para evitar a presença de moscas e outros insetos;

- Lave bem todos os alimentos antes do preparo e principalmente se forem consumidos crus;

- Beba somente água filtrada ou fervida;

- Conserve as mãos sempre limpas, as unhas aparadas e evite colocar a mão na boca;

- Não deixe as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída;

- Ande sempre com os pés calçados;

- Procure periodicamente um médico ou centro de saúde.

Denize Assis