04/12/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids em parceria com o Complexo Ouro Verde, inaugurou nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde, na região sudoeste do município.

A cerimônia de inauguração, às 15h, reuniu gestores, servidores da saúde, conselheiros municipais e usuários. Estiveram presentes: o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, Maria Cristina Ilário; o coordenador do Complexo Ouro Verde, Roberto Avancini de Almeida; o diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello; a diretora do Distrito de Saúde Sudoeste, Daise Fregni Hadich; vários diretores municipais da Saúde; além da equipe que vai atuar no CTA, outros representantes do Programa Municipal de DST/Aids e do Conselho Municipal de Saúde. Houve apresentação do Coral Canto do Centro. Também foi servido um coquetel.

Na nova unidade - a segunda de Campinas, já existe um CTA no Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) -, as pessoas podem fazer o teste de aids e sífilis e receber orientações, tirar dúvidas sobre estas doenças e se informar sobre as formas de prevenção.

A inauguração integra as atividades desenvolvidas por Campinas para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro. Também representa mais um passo no sentido de descentralizar as ações de prevenção à aids e outras doenças de transmissão sexual. Além disso, atende à reivindicação dos gestores, servidores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) apontada no Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal de DST/Aids.

“Nosso objetivo principal é ampliar a oferta de testagem para HIV e sífilis e aumentar a capacidade de diagnóstico precoce porque é fundamental que se enfrente a epidemia de aids com o diagnóstico precoce, já que quanto mais cedo se identificar, mais cedo podemos promover os cuidados individuais e coletivos. A meta é implantar um CTA em cada região da cidade”, afirma a enfermeira sanitarista Maria Cristina Ilário, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Segundo a coordenadora, o CTA amplia o acesso ao diagnóstico para as pessoas que mais precisam de investimento público, já que a região do Ouro Verde é uma das mais populosas e mais carentes de Campinas.

O médico pediatra Roberto Avancini de Almeida, coordenador do Complexo Ouro Verde, informou, durante a cerimônia de inauguração, que o novo CTA trata-se de uma conquista de todos, dos gestores, trabalhadores e comunidade. “É uma alegria poder compartilhar este momento”, disse.

O Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, reforçou a importância do CTA Ouro Verde e o trabalho do Programa Municipal de DST/Aids. “O programa de Campinas é um dos melhores do Brasil e o do Brasil um dos melhores do mundo. A epidemia está estabilizada no município e este resultado é fruto de um trabalho que alia rigor técnico, vontade política e participação social. Neste processo é que acontece a descentralização e a ampliação do acesso com a inauguração deste CTA. Parabéns a todos”, disse.

O CTA Ouro Verde vai funcionar inicialmente às segundas-feiras, das 13h às 17h, exceto feriados, com a expectativa de ampliação de horário de acordo com a demanda que será caracterizada a partir de agora. A unidade está aberta a todos. Os resultados dos exames de HIV e sífilis são entregues num prazo de 15 dias. As pessoas que participarem do aconselhamento podem se cadastrar para a retirada mensal de preservativos na unidade. Mais informações sobre o aconselhamento e teste de HIV e sífilis no CTA/Ouro verde podem ser obtidas pelo telefone 3226-7475, sempre às segundas-feiras, das 13h às 17h.