Festa de Natal atraiu dezenas de crianças carentes para o Centro de Saúde São José

26/12/2007

Autores: Denize Assis e Fátima Solange

O Centro de Saúde São José, na região sul de Campinas, ficou repleto de crianças na manhã desta sexta-feira, dia 21 de dezembro, durante a festa de Natal promovida pela equipe da unidade especialmente para meninos e meninas carentes moradores dos bairros Jardim São José, Jardim do Lago 2, Jardim Santa Rita, Jardim Bandeira, Jardim Santa Cruz e Vila Lourdes.

Mais de 100 pessoas participaram do evento que, na programação, incluiu apresentação de teatro sobre dengue, brincadeira das cadeiras e entrega de presente, balas e pirulitos pelo Papai Noel.

A dona de casa Abigail Ribeiro Mariano Esteves, moradora do Jardim do Lago 2, participou da festa junto com seus três filhos: Raquel e Rebeca, de 9 anos, e Mateus, de 7.

“Eu não tinha condições de dar presentes para as crianças. Sou separada. Minha situação é difícil. Estou muito feliz com a festa. Não tenho nem como agradecer a Deus. Foi a agente de saúde Noeli que me avisou. Ela se preocupa muito comigo, vai à minha casa sempre, pergunta por mim, pelos meus filhos”, disse.

Dona Abigail está inscrita no Bolsa Família, programa do Governo Federal de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 120 mensais. Ela recebe R$ 112 reais e mais um benefício por conta do problema de saúde do filho Mateus, que tem um déficit neurológico.

Segundo Abigail, a assistência do centro de saúde é muito importante para sua família. “Este serviço é uma bênção. Há 9 anos sou acompanhada neste centro de saúde e a equipe daqui ajudou muito, aprendi muito com a dra. Verônica e os outros profissionais. Meu filho não andava, mas todos me incentivaram e hoje ele pode caminhar. Nem sei como agradecer”.

Rebeca, uma filha das filhas gêmeas de Abigail, ganhou uma boneca na festa e, de tão emocionada, mal conseguia manifestar sua alegria. “É muito legal estar aqui com o Papai Noel. No ano passado não ganhei presente de Natal. Mas este ano, ele atendeu meu pedido e trouxe hoje esta boneca linda. Estou muito feliz”, disse.

Para o coordenador do Centro de Saúde São José, o médico sanitarista Antônio Ângelo Corte, este tipo de evento é muito importante para esta população mais carente. Segundo ele, a festa, organizada pelos agentes comunitários de saúde, é uma forma de trabalhar mais integrada, com ações de promoção vinculadas às de assistência.

“A festa reforça o vínculo, atrai a comunidade para a unidade num momento que não é o de doença. Teve criança que disse que foi a primeira vez que ganhou um presente de Natal”, afirmou. Ângelo informou que o CS São José está num momento de planejamento que prevê uma reestruturação na forma de trabalhar e que para o próximo ano as mudanças já estarão sendo colocadas em prática.

Mais sobre o São José. O CS São José é referência para uma população estimada em 55 mil habitantes, dos quais 5 mil são crianças, 13 mil estão na faixa etária de 10 a 19 anos, 12 mil são idosos e 25 mil são adultos. 90% desta população é totalmente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).

No total, incluindo a atenção nos módulos Monte Cristo, Nova América e Oziel, o CS São José realiza 7 mil consultas médicas por mês. Também são feitos cerca de 500 procedimentos gerais por dia, incluindo eletrocardiograma, inalações, curativos, vacinas, aferição de pressão entre outros.

O CS São José fica na rua José Carlos do Amaral Galvão, 184, Jardim São José, e funciona das 7h às 19h. Os telefones são 3268-9547 e 3229-9867.