Samu Campinas é homenageado com Prêmio Paes Leme

01/12/2009

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 de Campinas recebe nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, o “Prêmio Paes Leme” da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) por conta dos serviços relevantes prestados à comunidade.

Trata-se da nona edição do Prêmio que, além do Samu que será o homenageado na área da Saúde, premia este ano outras duas importantes instituições da cidade nas áreas de Comunicação e Segurança, além de oito médicos. A partir das 20h, será entregue uma placa em homenagem aos escolhidos e, em seguida, haverá um coquetel para os presentes, no 3º piso da sede da entidade - Espaço Albert Zeitouni.

O Prêmio Paes Leme, atualmente em sua nona edição, foi criado durante a gestão de Albert Zeitouni, com o objetivo de homenagear personalidades (médicas ou não) e instituições e/ou programas sociais, que tenham contribuído direta ou indiretamente para o bem estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas.

O nome Paes Leme é uma homenagem ao primeiro presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, o médico Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

Sobre o Samu. O Samu/192 foi inaugurado oficialmente em junho de 1996 em Campinas. Além de uma frota de ambulância devidamente equipada, conta com a figura do médico regulador nas 24 horas para gerenciamento dos chamados com base em critérios técnicos precisos, previamente estabelecidos; uma equipe de motoristas com formação em suporte básico de vida; e uma equipe de enfermagem especializada para atendimento pré-hospitalar.

O serviço criado em Campinas, acabou aprovado pelo Governo Federal que, em 2003, instituiu a implantação de serviços de atendimento móvel de urgência em municípios e regiões de todo o território brasileiro: Samu/192.

Em Campinas, o Samu/192 é um serviço sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população.

A equipe do Samu/192 é treinada para atender situações de múltiplas vítimas e realiza trabalho preventivo na questão de grandes acidentes em eventos. Além disso, em Campinas, o serviço conta com psiquiatras de plantão 24 horas e dispõe de uma viatura exclusiva para atendimento psiquiátrico.

Atende a uma média de 6,5 mil casos por mês e recebe uma ligação a cada 4 minutos. São 150 saídas por dia, 25 de UTIs, 10 atendimentos por hora.

Para acionar o Samu, basta o cidadão discar o número 192.

Volta ao índice de notícias