Centro de Saúde Rosália apresenta Resultados e conquistas de 2009

15/12/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

O Centro de Saúde do Jardim Rosália, na região Norte de Campinas, apresentou à comunidade na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro, resultado das atividades e os projetos prioritários desenvolvidos pela equipe durante o ano de 2009.

A prestação de contas foi realizada por meio de um debate que reuniu gestores e trabalhadores de Saúde, usuários do SUS e conselheiros de Saúde em um Salão Comunitário do bairro.

Foram relatadas experiências em atuações como a campanha de combate à dengue. Os trabalhadores e usuários do SUS destacaram a importância de um bom acolhimento e do vínculo entre as pessoas que atuam em um Centro de Saúde e as pessoas que têm na instituição seu espaço de cidadania.

Segundo o médico Rubens Bedrikow, coordenador da unidade, foram feitos 37.500 atendimentos no ano. Foram 3,9 mil atendimentos de pediatria, outros 3,9 mil de ginecologia e cerca de 4 mil atendimentos por meio do médico da saúde da família. “Ninguém conversa comigo em casa. Aqui eu tenho atenção. Eu preciso de um psicólogo. Agora eu venho, às quintas-feiras, e posso passar com uma psicóloga”, contou Maria (nome fictício de uma moradora do bairro) que é usuária da unidade. Ela passou por consulta na unidade e recupera-se de um problema relacionado à intoxicação.

O coordenador da unidade afirma que a equipe atua na perspectiva da qualidade e não da quantidade. “Destacamos o número de atendimentos que é grande, mas não podemos perder de vista que a unidade aqui é caracterizada pelo atendimento humanizado”, disse o coordenador referindo-se, entre outras coisas, à proximidade que os técnicos buscam da comunidade.

O dentista Edison Martins da Silveira, coordenador do Distrito de Saúde Norte, também participou do debate. “Ainda há importantes desafios a serem enfrentados. Mas este balanço mostra o quanto avançamos”, disse, ressaltando a importância de apresentar à comunidade resultados, conquistas e desafios.

Além de números sobre atendimentos, os participantes conversaram sobre problemas que atingem o bairro e o trabalho desenvolvido na unidade.

O Centro de Saúde Rosália está localizado fica na Rua Artur Penalva, antiga Rua Dois, número 137 e funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.