Campinas inaugura Caps e reforça rede de assistência aos usuários de crack e outras drogas

19/12/2011

Autor: Denize Assis e Maria Finetto

A população de Campinas passou a contar a partir deste sábado, dia 16 de dezembro, com mais dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para o cuidado de pessoas que sofrem com a dependência do álcool, crack e outras drogas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito Demétrio Vilagra e o secretário municipal de Saúde, Adílson Rocha Campos, inauguraram o Caps Álcool e Drogas (AD) Antônio Orlando e o novo espaço do Craisa que agora está habilitado como Centro de Atenção Psicossocial Infantil (I) e passa a se chamar Caps I Espaço Criativo. O primeiro fica na região Noroeste e, neste momento, será referência para o segmento de adultos das populações das regiões Noroeste e Sudoeste de Campinas. O segundo está localizado na região Sul e é referência para crianças e adolescentes da Sul e da Sudoeste.

“Me sinto muito feliz por, uma semana após termos lançado o Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, estar aqui para entregar à população estes dois dispositivos. A Prefeitura de Campinas, por meio do prefeito Demétrio Vilagra, aproveitou a oportunidade criada pela presidenta Dilma Rousseff e sai na frente ao atender ao plano para reorganizar a rede de serviços de saúde mental para álcool e drogas, que funcionará integrada oferecendo acolhimento e qualidade no atendimento”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

O ministro ainda ressaltou o papel do Serviço de Saúde Cândido Ferreira no contexto da Reforma Psiquiátrica e como parceiro na construção e fortalecimento da rede de cuidados de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Campinas.

O prefeito Demétrio Vilagra lembrou os investimentos voltados à saúde no município, que ultrapassarão os R$ 700 milhões em 2012 e reafirmam a condição de Campinas como uma das cidades do País que mais investem recursos próprios no Sistema Único de Saúde.

Vilagra agradeceu o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha que tem “estado junto com o compromisso do atual governo pela saúde de Campinas. O ministro tem empenhado todos os esforços para que Campinas recupere a condição de referência em saúde no Estado de São Paulo e no Brasil. A inauguração desses dois Caps aponta que estamos no caminho certo. Agradeço ao ministro em nome de toda a cidade”, disse.

O secretário de Saúde Adílson Rocha Campos ressaltou que os dois Caps são serviços da mais alta importância porque permitem ampliar e qualificar o cuidado às pessoas que fazem uso e abuso de álcool, crack e outras drogas.

Segundo Rocha Campos, a dependência química desafia a sociedade moderna e trata-se de problema para o qual o Ministério da Saúde e o Governo Demétrio não fecharam os olhos.

“Nossa rede tem que acolher e oferecer meios de recuperar os valores e os projetos de vida das pessoas, tratar o paciente reintegrado à comunidade, com afeto. Este momento é simbólico neste sentido. Agradeço a toda equipe de saúde e, particularmente, ao prefeito Demétrio que não tem poupado esforços para fazer com que a saúde pública em Campinas seja cada vez melhor”, afirmou.

A inauguração contou com a participação da coordenadora municipal de Saúde Mental, Carla Machado, de outros gestores municipais, autoridades políticas, trabalhadores da Saúde, representantes das comunidades organizadas de bairro, pacientes e seus familiares e conselheiros de saúde.

A conselheira de Saúde Maria da Paz, que integra o Conselho Municipal, o Conselho Distrital Noroeste, o Conselho do Pronto Atendimento Campo Grande e o Conselho Local do Centro de Saúde Rossin comemorou a inauguração.

“Trata-se de uma grande conquista, um avanço no sentido de acolher e tratar os pacientes, respeitando a dignidade humana e sua reintegração à sociedade. Precisamos de mais, porque nossa demanda é grande. Agora, nosso desafio é fortalecer o Caps, por meio do Controle Social”, disse.

O presidente da Associação dos Moradores do Jardim Lisa I e II, Sebastião Pereira, o Tião Ceará, disse que o Caps AD Antonio Orlando consiste numa conquista muito importante para a região Noroeste de Campinas porque a unidade atua no sentido de minimizar os danos associados ao consumo de álcool, crack e outras drogas. “Trata-se de respeito e cuidado às pessoas em sofrimento por dependência química”, comemorou.

O Caps AD Antônio Orlando fica na rua Armando Tozzi, 470, Jardim Lisa, região Noroeste. O Caps I Espaço Criativo fica na rua Padre Leonel França, 623, Jardim Leonor, região Sul.