Novidades

Novidade

13/10/2016

Notícia - Seminário sobre Leishmaniose Canina está com inscrições abertas

 

O “Seminário para atualização da situação epidemiológica da raiva e da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no município de Campinas” está com inscrições abertas para médicos veterinários e estudantes. O evento gratuito é organizado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária, e tem por objetivo atualizar os clínicos médicos veterinários do município sobre a situação epidemiológica da raiva e da leishmaniose visceral canina. O seminário será no próximo dia 17 de outubro (segunda-feira), no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, das 17h30 às 20h30.

A Leishmaniose Visceral Canina é caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das seis doenças infecciosas mais importantes do mundo. Ela já foi detectada em pelo menos 12 países da América Latina, sendo que 90% dos casos ocorrem no Brasil. A doença, que possuía caráter eminentemente rural, expandiu-se para as áreas urbanas, tornando-se um problema de saúde pública. Hoje, a região Nordeste é a mais acometida, além de outros grandes centros como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e outros municípios paulistas como Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente.

"Além de atualizar os profissionais e estudantes quanto à situação epidemiológica, pretendemos restabelecer os fluxos de notificação, pois são os médicos veterinários os responsáveis por comunicar muitos dos casos suspeitos e positivos de LVC e alguns casos de raiva para o departamento. Desta forma buscamos qualificar os programas de vigilância e controle destes agravos, reduzindo os riscos à saúde pública", relata Tosca de Lucca, médica veterinária, Coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses DEVISA/SMS Campinas e organizadora do seminário.

As inscrições devem ser feitas na página da Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do link www.saude.campinas.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

 

Confira a Programação:

a) Responsabilidades Éticas e Legais do Médico Veterinário no Controle das Zoonoses

b) Situação epidemiológica da raiva nas Américas, no Brasil, no Estado de São Paulo e em Campinas: ações de Vigilância e Controle; fluxos para notificação e diagnóstico laboratorial

c) Situação epidemiológica da LVA no Brasil, no Estado de São Paulo e em Campinas: ações de vigilância e controle das leishmanioses; fluxos para notificação

d) Plantão Municipal de Controle de Zoonoses

 

Raiva e leishmaniose em Campinas

O município registra casos de raiva em morcegos na área urbana desde 1998. Nos anos de 2014 e 2015 foram diagnosticados, respectivamente, caso de raiva em um gato e em um cão, ambos infectados por variantes virais de morcegos. Outros casos de raiva em cães e gatos infectados com variantes de morcegos foram confirmados nestes últimos anos em outros municípios do Estado de São Paulo. A raiva é 100% letal em mamíferos, inclusive no homem.

Desde 2009 há registros de casos autóctones (contraídos no próprio município) de leishmaniose visceral canina (LVC), ainda sem registros de casos humanos. Muitos destes casos foram notificados à Vigilância em Saúde municipal por médicos veterinários dos serviços privados, evidenciando quão relevante são para vigilância e o controle desse agravo em tempo oportuno. Isso demonstra a reemergência da leishmaniose visceral no Brasil e a sua importância para a saúde pública mundial.

 

Voltar a lista de novidades