Novidades

Novidade

27/10/2016

Notícia - UPA Centro fecha a partir de 3 de novembro

 

A Prefeitura de Campinas informa que a Unidade de Pronto Atendimento Centro, situada à rua Irmã Serafina, 937, será fechada a partir das 7h do dia 3 de novembro de 2016, quinta-feira da próxima semana. Inaugurada em novembro de 2012, a unidade passa por seguidos problemas em função de ter sido instalada em local inadequado. A unidade foi parcialmente interditada pela Vigilância em Saúde de Campinas na última segunda-feira, dia 24. 

A Secretaria Municipal de Saúde vai manter equipes com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem na UPA Centro por 15 dias, das 7h às 19h, a partir da data do fechamento. Esses profissionais darão orientações às pessoas que procurarem a unidade. Depois, esses servidores serão transferidos para o Centro de Saúde Mário de Campos Bueno Júnior, à rua Padre Vieira, 1.145, conhecido como CS Centro e que fica a poucos metros da UPA. O CS Centro foi inaugurado em julho de 2014.

 

Demandas

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e o PA São José passarão a atender às demandas da UPA Centro. Uma parte dela também ficará sob a responsabilidade do CS Centro e das demais unidades básicas de saúde. Os 113 servidores que hoje trabalham na UPA Centro serão remanejados de acordo com as necessidades do atendimento.  

A Administração Municipal já tentou, por várias vezes, fazer as adequações necessárias no local que abriga a UPA Centro, mas a estrutura do prédio não permite. Tanto que a Prefeitura não consegue obter a habilitação da unidade para receber recursos do Ministério da Saúde. Isso obriga o município a arcar integralmente com os seus custos, hoje da ordem de R$ 1,5 milhão por mês. As UPAs São José e Campo Grande, por exemplo, acabam de ser habilitadas pelo Ministério da Saúde para receber R$ 4,8 milhões por ano.

 

Programa Saúde em Ação

Na última sexta-feira, 21 de outubro, o governador Geraldo Alckmin esteve em Campinas com o prefeito Jonas Donizette e deu a ordem de serviço para o início imediato das obras de construção de três centros de Saúde em Campinas: Satélite Irís I, Perseu Leite de Barros e Santos Dumont. As obras fazem parte da primeira etapa do Programa Saúde em Ação, uma parceria da Prefeitura de Campinas com o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O programa Saúde em Ação inclui, ainda, numa próxima etapa, novas unidades de saúde no Satélite Íris 2, Nova América, DIC VI, Jardim Florence, Boa Vista, Esmeraldina, AME (Ambulatório Médico de Especialidades - Cirúrgico e do Idoso) e a construção do CAPS Sul/Sudoeste. 

Além das unidades novas, outras 10 serão reformadas dentro do programa. São elas: Centro de Saúde São Quirino, Centro de Saúde Jardim Aeroporto, Centro de Saúde São José, Centro de Saúde Integração, Centro de Saúde Parque Floresta, Centro de Saúde Jardim Conceição, Centro de Saúde Costa e Silva, Centro de Saúde São Cristóvão, Centro de Saúde Ipaussurama e CAPS Integração Noroeste. 

São 10 novas unidades de saúde e outras 10 reformas.  

Desde 2013, a Prefeitura de Campinas construiu três novos centros de saúde – Centro, Oziel e San Martin – e reformou 30 unidades, o que equivale a quase metade de tudo o que existe na cidade. Além disso, inaugurou o Centro de Tratamento de Queimaduras, inédito em Campinas, o Pronto Socorro Odontológico no PA Campo Grande e está trazendo uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos, em construção.

 

Voltar a lista de novidades