Novidades

Novidade

30/11/2016

Notícia - Ações da Saúde marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids

 

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, promove nesta quarta-feira, 1º de dezembro, atividades para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. 

As equipes do Programa estarão em dois terminais da cidade para promover ações educativas e distribuição de preservativos. Na parte da manhã, a atividade será no Terminal Ouro Verde; à tarde, no Terminal Central.  

Além disso, 13 unidades de saúde da cidade aderiram à campanha Fique Sabendo, que acontece em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de disseminar o teste rápido das DST/Aids. A campanha está nos Centros de Saúde San Martin, Nova América, Orozimbo Maia, São Domingos, Campo Belo, Sousas, Florence, Rossin, Pedro Aquino, Vila União, Santos Dumont e União dos Bairros e no Ambulatório da Ceasa. Também haverá teste rápido no CTA (Centro de Tratamento e Aconselhamento) do Centro e do Ouro Verde e no Cecom (Centro de Saúde da Comunidade) da Unicamp.  

Segundo o coordenador do Centro de Referência DST/Aids, Josué Lima, as ações educativas, com distribuição de material e preservativo, são feitas durante todo o ano, com o objetivo de informar a população sobre os riscos e formas de infecção das doenças sexualmente transmissíveis.  

Ainda segundo ele, em todas as unidades de saúde de Campinas profissionais de enfermagem passaram por treinamento para o teste rápido. “Estamos implantando o teste rápido em toda a rede. Temos, em média, de 3 a 4 profissionais treinados por unidade”, disse. “Hoje, o teste rápido tornou-se mais uma ferramenta para as ações de prevenção. Quanto mais cedo a pessoa descobre que está doente, mais rápido iniciamos o tratamento e menos pessoas serão infectadas”, completou.  

O Centro de Referência (CR) em DST/Aids fica na rua Regente Feijó, 637. Neste endereço, as pessoas também podem fazer os testes para aids, sífilis e para as hepatites B e C. Todos os exames são gratuitos.

 

Ação na Praça 

Ainda dentro da programação do Dia Mundial, a Oscip Terra das Andorinhas, parceira da Secretaria de Saúde, estará na Praça José Bonifácio, no Centro, das 8h às 17h, oferecendo testes rápidos de fluído oral a toda a população.  

A iniciativa e organização da atividade é da OSCIP, por meio do Projeto Viva Melhor – Faça o Teste de HIV/AIDS, em parceria com o Ministério da Saúde e conta com o apoio institucional do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Campinas/SP. 

Os resultados dos exames ficam prontos no local, em média, entre 25 minutos.

 

Dia Mundial  

O 1º de dezembro é celebrado como Dia Mundial de Luta contra a Aids no mundo inteiro, desde 1987. É uma ocasião em que toda a sociedade é mobilizada para refletir sobre a importância da solidariedade, da tolerância e da compreensão e contra o preconceito e a discriminação com as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

 

Voltar a lista de novidades