Novidades

Novidade

13/01/2017

Notícia - Hospitais públicos são alvo de pesquisa com entidades japonesas

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu nesta sexta-feira, 13 de janeiro, pesquisadores do Japan International Cooperation Agency (Jica), órgão do Governo Japonês, do Japan Agency for Medical and Health Development (AMED) e da Unicamp. 

Os profissionais apresentaram um projeto de pesquisa inédito que será desenvolvido nos hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e de Clínicas da Unicamp. O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Campinas.  

A pesquisa tem o objetivo de conhecer a epidemiologia dos fungos em pacientes hospitalizados, ou seja, identificar quais são os fungos prevalentes e suas resistências aos medicamentos utilizados nos tratamentos. 

“Este é um projeto muito importante, principalmente por se tratar de doenças consideradas modernas. Será desenvolvido e depois aplicado nos hospitais públicos de Campinas. Terá todo o apoio da Prefeitura, pois trará benefícios à população”, disse o prefeito.

Os pesquisadores pretendem, principalmente, estudar os casos de pacientes hematológicos, transplantados, com câncer e vítimas de acidentes com trauma. “Muitos desses doentes ficam meses numa UTI. Tudo isso é porta de entrada para infecções fúngicas, que são graves e, muitas vezes, com poucos e onerosos recursos terapêuticos”, explicou o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza.   

O trabalho começará a ser desenvolvido neste ano e tem previsão de ser concluído em cinco anos. 

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, os profissionais dos hospitais terão a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta e participar de diversas capacitações, inclusive no Japão.  

“Este projeto trará grandes frutos. Neste primeiro momento atuaremos na região de Campinas, mas com certeza os resultados da pesquisa serão aplicados no mundo todo”, disse o pesquisador da Universidade de Chiba Akira Watanabe. 

 

Voltar a lista de novidades

Prefeito e representantes do Japão, da Unicamp e da Prefeitura
Crédito: Fernanda Sunega

Profissionais mostraram ao prefeito projeto inédito
Crédito: Fernanda Sunega